setembro 2019 vol. 6 num. 1 - X Encontro Científico de Física Aplicada

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Uma aplicação do Método POE: utilizando Simulações para o Estudo de Densidade e Empuxo no Ensino Médio

Uma aplicação do Método POE: utilizando Simulações para o Estudo de Densidade e Empuxo no Ensino Médio

Fidelis, P. N.; Bomfim, M. M.; Buffon, L. O.; Andrade, M. E. de;

Artigo completo:

Na área de ensino de física, tem-se buscado o desenvolvimento de propostas não tradicionais de ensino com o objetivo de aumentar o interesse, engajamento, participação e o aprendizado dos alunos nas aulas. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo relatar a aplicação do Método investigativo POE (Predizer, Observar e Explicar) no estudo de densidade e empuxo numa turma da 1ª série do ensino médio. A proposta consistiu no uso de simulações computacionais da plataforma Phet Colorado e as atividades foram realizadas com a turma dividida em 11 grupos. Foram apresentadas aos grupos situações-problemas que proporcionassem conflitos cognitivos, de forma a estimular a participação ativa deles na formulação de hipóteses, observação da simulação e posterior explicação do fenômeno, comparando-se com a hipótese inicial. Após a categorização das informações coletadas na pesquisa, foi possível concluir que houve evolução no aprendizado do conteúdo por parte dos grupos, e que as questões propostas proporcionaram o conflito cognitivo e contra intuitividade necessários para a aplicação da metodologia POE.

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In the area of physics education, the development of non-traditional teaching proposals has been sought with the aim of increasing students' interest, engagement, participation and learning in class. In this context, this paper aims to report the application of the Investigative Method POE (Predict, Observe and Explain) in the study of density and buoyancy in a high school class. The proposal consisted of the use of computer simulations of the Phet Colorado platform and the activities were performed with the class divided into 11 groups. The problem-situations that provided cognitive conflicts were presented to the groups in order to stimulate their active participation in the formulation of hypotheses, observation of the simulation and subsequent explanation of the phenomenon, compared with the initial hypothesis. After categorizing the information collected in the research, it was possible to conclude that there was evolution in the content learning by the groups, and that the proposed questions provided the cognitive and counterintuitive conflict necessary for the application of the POE methodology.

Palavras-chave: método POE, conflito cognitivo, contra intuitividade,

Palavras-chave: POE method, cognitive conflict, counter intuitiveness,

DOI: 10.5151/ecfa2019-04

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Como citar:

Fidelis, P. N.; Bomfim, M. M.; Buffon, L. O.; Andrade, M. E. de; "Uma aplicação do Método POE: utilizando Simulações para o Estudo de Densidade e Empuxo no Ensino Médio", p. 11-14 . In: Anais do X Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/ecfa2019-04

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