Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Uma análise do e-book Design Methods a partir de conceitos de Design da Informação e Design Centrado no Usuário

Analysis of the ‘Design Methods’ e-book based on Information Design concepts and User-Centered Design

Souza, Juliane Brito Scoton de ; Machado, Carolina Calomeno ;

Full Paper:

"O estudo proposto apresenta a análise do e-book Design Methods a partir de conceitos teóricos deDesign da Informação e Design Centrado no Usuário. Design Methods foi elaborado por Amy J. Ko,professora da Washington University, com a proposta de ser um artefato educativo. Este material chamaatenção por seu formato singular como página web, divergindo do formato usual flip page dos e-books. Arelevância e contribuição do trabalho está em retomar conceitos pertinentes aos eixos de pesquisa deDesign da Informação e Design Centrado no Usuário, aplicando-os na análise de um e-book, ademais,trazendo reflexões sobre design e educação, cognição e artefatos de ensino. De acordo com a realizaçãoda análise, constatou-se que o material foi elaborado levando em consideração o contexto do aluno(usuário) e sua estruturação foi construída buscando favorecer o processo cognitivo, promovendoleiturabilidade, navegabilidade e atratividade, cumprindo sua função como material educativo."

Full Paper:

"This research aims to present the analysis of the eBook ‘Design Methods’ from theoretical concepts ofInformational Design and User-Centered Design. ‘Design Methods’ was written by Amy J. Ko, a professorat Washington University, with the purpose of being used as an educational tool. This eBook is remarkableaccentuated by its unique format as a web site page, diverging from the usual flip page format of standardeBooks. The work’s relevance and contribution lies in resuming relevant concepts to the research topics ofInformational Design and User-Centered Design, applying them to the analysis of an e-book, in addition,bringing reflections on design-education, cognition and teaching artifacts. According to the researchanalysis, it has been noted that the eBook’s content was developed considering the students’ point of view(user) and its structure was formatted to benefit favouring the cognitive process, promoting readability,navigability and attractiveness, serving its purpose as an educational material."

Palavras-chave: design da informação, design centrado no usuário, design-educação, e-book,

Palavras-chave: information design, user-centered design, design-education, e-book,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-049-355757-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Frederico, F. T., & Gianotto, D. E. P. (2018). Contribuição das imagens para o ensino de física
  • [2] numa perspectiva da teoria da dupla codificação. Revista Eletrónica de Enseñanza de las
  • [3] Ciencias. v. 17. n. 1. pp. 200-222.
  • [4] Hung, S. Y., Tsai, J. C. A., & Chou, S. T. (2016). Decomposing perceived playfulness: A
  • [5] contextual examination of two social networking sites Information and Management.
  • [6] Recuperado em 01 maio, 2021, de
  • [7] https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S0378720616300088?token=8271F408BD2A70A2B
  • [8] 64AAF09A453254686CDC7B1D333C211066BB7984AA7F49AC279354AA95FADB04B5F4
  • [9] 9E0DE3F7977&originRegion=us-east-1&originCreation=20210503001647.
  • [10] KO, A. J. (2017). Design Methods. Recuperado em 15 abril, 2021, de
  • [11] https://faculty.washington.edu/ajko/books/design-methods/#/
  • [12] Kulpa, C. C., Pinheiro, E. T., & Silva, R. P. (2012). A experiência do usuário no
  • [13] desenvolvimento de interfaces digitais acessíveis para deficientes de baixa visão. In:
  • [14] Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano - Computador,
  • [15] 12. Anais... Natal: 12 USIHC.
  • [16] Lieberman, N. J. (1977). Playfulness: Its relationship to imagination and creativity. New York:
  • [17] Academic Press.
  • [18] Liu, H., Shao, M., Liu, X., & Zhao, L. (2021). Exploring the Influential Factors on Readers’
  • [19] Continuance Intentions of E-Book APPs: Personalization, Usefulness, Playfulness, and
  • [20] Satisfaction. In Frontiers in Psychology. v. 12.
  • [21] Paivio, A. (2014). Minds and Evolution: a Dual Coding Theoretical Approach. New York:
  • [22] Psychology Press.
  • [23] Procópio, E. (2010) O livro na era digital: o mercado editorial e as mídias digitais. São Paulo:
  • [24] Giz Editorial.
  • [25] Sweller, J. (1988). Cognitive load during problem solving: effects on learning. Cognitive
  • [26] Science, pp. 257-285.
  • [27] Sweller, J. (2003). Evolution of human cognitive architecture. In The Psychology of Learning
  • [28] and Motivation, por B. Ross, v. 43, pp. 215-266. San Diego: Academic Press.
  • [29] Siegenthaler, E., Wurtz, P., & Groner, R. (2010). Improving the Usability of E-Book Readers. In
  • [30] Journal of usability studies. v. 6, pp. 25-38.
  • [31] Wang, C-M, & Huang, C-H. (2015). A Study of Usability Principles and Interface Design for
  • [32] Mobile e-Books. Recuperado em 30 abril, 2021, de
  • [33] https://www.researchgate.net/publication/272184570_A_Study_of_Usability_Principles_and_
  • [34] Interface_Design_for_Mobile_e-Books."
Como citar:

Souza, Juliane Brito Scoton de ; Machado, Carolina Calomeno ; "Uma análise do e-book Design Methods a partir de conceitos de Design da Informação e Design Centrado no Usuário", p. 648-660 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-049-355757-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações