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Uma análise comparativa de narrativa como elemento de imersão em jogos eletrônicos

A comparative analysis of narrative as an element of immersion in electronic games

Cardoso, Felipe Hideki Kamijo ; Bernardes, Marcos ;

CIDI:

Este artigo refere-se a uma análise de jogos com foco em sua narrativa a partir das lentes de Jesse Schell. As observações feitas neste trabalho são de natureza qualitativa e dedutiva a fim de compreender quais elementos são comuns na construção de imersão em jogos narrativos, seja na parte do enredo ou mecânica. Os jogos analisados são The Last of Us, Life is Strange 2 e As Dusk Falls. Desta forma, o artigo aponta os aspectos semelhantes entre os casos estudados compreendendo conceitos de game design utilizados em suas mecânicas. Além de observar a presença de abordagens de problemáticas reais vividas pelos humanos a fim de gerar empatia e imersão.

CIDI:

This article refers to an analysis of games focusing on their narrative using the lens of Jesse Schell. The observations made in this work are of a qualitative and deductive nature in order to understand which elements are common in the construction of immersion in narrative games, whether in the plot or mechanics. The analyzed games are The Last of Us, Life is Strange 2 and As Dusk Falls. In this way, the article points out the similar aspects between the cases studied, comprising game design concepts used in their mechanics. In addition to observing the presence of approaches to real problems experienced by humans in order to generate empathy and immersion.

Palavras-chave: narrativa, jogos, imersão,

Palavras-chave: narrative, games, immersion,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-10_648880

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Como citar:

Cardoso, Felipe Hideki Kamijo; Bernardes, Marcos; "Uma análise comparativa de narrativa como elemento de imersão em jogos eletrônicos", p. 147-163 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-10_648880

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