Março 2021 vol. 7 num. 1 - XI Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Eclipses, Relatividade Geral e Sobral: Uma abordagem usando Realidade Aumentada

Uma abordagem usando RealidadeAumentada

Dornel, A. P. ; Buffon, L. O. ; Barros, M.F ; Evangelista, R. L. ; Piumbini, C. K. ;

Artigo completo:

Este artigo relata a construção e a aplicação de um material didático na forma de Caderno Pedagógico (CP) contendo Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) do tipo Realidade Aumentada (RA). Os assuntos abordados no CP foram os Eclipses em geral, e em especial, a comprovação da Teoria da Relatividade Geral (TRG) ocorrida no Brasil, na cidade de Sobral no Ceará, durante o eclipse total do Sol em 1919. Este material didático consistiu em uma das intervenções realizadas em 2019 no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cariacica, atuando numa turma de 2ª série do ensino médio da escola EEEFM Maria Ortiz, localizada no centro de Vitória, ES. O CP engloba metodologias não tradicionais de ensino pois pretende inserir no ensino médio a Física Moderna e Contemporânea (FMC), a História da Ciência no Brasil, a Astronomia e ainda o uso de tecnologia na sala de aula. Os resultados da aplicação mostraram que este tipo de material tem bom potencial para apoio ao professor pois conseguiu despertar um grande interesse entre os alunos.

Artigo completo:

This article reports the construction and application of didactic material in the form of a Pedagogical Notebook (CP) containing information and communication technologies (ICTs) of the Augmented Reality (AR) type. The subjects covered in the CP were Eclipses in general, and in particular, the proof of the Theory of General Relativity (TRG) that occurred in Brazil, in the city of Sobral in Ceará, during the total eclipse of the Sun in 1919. This didactic material consisted of one of the interventions carried out in 2019 in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), of the Physics Degree course at the Federal Institute of Espírito Santo, campus Cariacica, working in a 2nd year class of high school at EEEFM Maria Ortiz, located in the center of Vitória, ES. The CP encompasses non-traditional teaching methodologies as it intends to insert Modern and Contemporary Physics (FMC), the History of Science in Brazil, Astronomy and the use of technology in the classroom in high school. The results of the application showed that this type of material has good potential to support the teacher because it managed to arouse great interest among students.

Palavras-chave: Teoria da Relatividade Geral, Eclipses, Realidade Aumentada,

Palavras-chave: Theory of General Relativity, Eclipses, Augmented Reality, Sobral,

DOI: 10.5151/xiecfa-Dornel

Referências bibliográficas
  • [1] OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “física moderna e contemporânea” no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.5, n.2, 2000.
  • [2] VALADARES, E. C.; MOREIRA, A. M. Ensinando Física Moderna no segundo grau: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v.15, n.2, pp.121-135, ago. 1998.
  • [3] ZANETIC, J. Física e cultura. Ciência e Cultura, v.57, n.3, pp.21-24, 2005.
  • [4] BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
  • [5] TIPLER, P. A.; LLEWELLYN, R. A. Física Moderna. 5ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
  • [6] SANTOS, M. P. Recursos didático-pedagógicos no processo educativo da matemática: uma análise critico-reflexiva sobre sua presença e utilização no ensino médio. Tese de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2005.
  • [7] JUSTINO, M. N. Pesquisa recursos didáticos na formação e prática docentes. Curitiba: Intersaberes, 2013.
  • [8] SANTOS, G. A. S. S. O. Cinema como recurso didático no ensino da evolução das espécies e educação ambiental. Ideias & Inovação, v.3, n.1, p. 45-56, 2016.
  • [9] KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: Conceitos, Projeto e Aplicações. Editora SBC – Sociedade Brasileira de Computação, Porto Alegre, 2007.
Como citar:

Dornel, A. P.; Buffon, L. O.; Barros, M.F; Evangelista, R. L.; Piumbini, C. K.; "Eclipses, Relatividade Geral e Sobral: Uma abordagem usando Realidade Aumentada", p. 75-79 . In: Anais do XI Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xiecfa-Dornel

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações