Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Um sistema de comunicação visual-ambiental para o complexo esportivo do Pacaembu

Salmoni, Fabio; Goldchmit, Sara M.;

Artigo completo:

A história do complexoesportivo do Pacaembu mistura-se com partes da história de São Paulo e com ahistória da cultura esportiva brasileira. Trata-se de um equipamento públicocarregado de memória simbólica, aberto ao uso da comunidade. O objetivo desteestudo é analisar as possibilidades da utilização dos elementos estáticos edinâmicos do ambiente como interface comunicacional que aproxime os usuários docomplexo esportivo do espaço que ocupam. A pesquisa foi realizada através delevantamento bibliográfico referente à sinalização, comunicação ambiental eoutras nomenclaturas da área; pesquisa in loco e entrevistas comusuários; análise dos dados coletados e desenvolvimento de projeto. O resultadoé uma proposta para um novo projeto de comunicação visual-ambiental para o complexoesportivo do Pacaembu. Espera-se que este estudo possa apontar soluçõesreplicáveis em outros equipamentos públicos comunitários que ofereçam espaçosde atividades físicas e lúdicas voltadas para o esporte e a qualidade de vida.

Artigo completo:

Palavras-chave: Wayshowing, projeto, Pacaembu, informação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-026

Referências bibliográficas
  • [1] ARTHUR, P.; PASSINI, R. 1992. Wayfinding People, Signs, and Architecture. New York: McGraw-Hill. CALORI, C. 2015 Signage and wayfinding design: a complete guide to creating environmental graphic design systems. New Jersey: John Wiley & Sons. COSTA, J. 1987. Señalética. Barcelona: Ediciones Zeus.
Como citar:

Salmoni, Fabio; Goldchmit, Sara M.; "Um sistema de comunicação visual-ambiental para o complexo esportivo do Pacaembu", p. 277-291 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-026

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações