Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

UM PONTO DE VENDA ACESSÍVEL

RODRIGUES, Débora Pereira; FERNANDES, Guilherme Gentil; BATISTA, Claudia Regina; NUNES, Cristina Colombo; CAVALCANTI, Patrícia Biasi;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta as etapas de concepção do projeto para um ponto de venda, tendo como alicerce as áreas do Design, Arquitetura, Visual Merchandising e Acessibilidade. O ponto de venda é uma cafeteria a ser implantada junto ao MArquE | Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina. O conceito central da proposta é a promoção de um ambiente acessível a toda a comunidade universitária: estudantes, professores e servidores administrativos, inclusive àqueles com necessidades especiais em decorrência de serem idosas, gestantes, pessoas com deficiências físicas, mentais e/ou de locomoção na Universidade Federal de Santa Catarina. A proposta centra-se em requisitos como a criação de uma atmosfera de compra que estimule o cliente a permanecer na cafeteria e consumir os produtos ali comercializados; planejamento de uma ambientação diferenciada e temática; distribuição adequada do mobiliário e equipamentos; viabilidade para executar atividades no espaço; exposição de produtos; conforto, bem estar e inclusão de clientes e funcionários.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-4598

Referências bibliográficas
  • [1] BAKER, J.; LEVY, M.; GREWAL, D. An experimental approach to making retail store environmental decisions. Journal of Retailing. [s.l.], v. 68, n. 4, p. 445-460, winter, 1992.
  • [2] BERNARDINO, E. C.; PACANOWSKI, M.; KHOURY, N. E.; REIS, U. A. Marketing de varejo. Rio de Janeiro: FGV, 2011.
  • [3] BLESSA, R. Merchandising no ponto de venda. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  • [4] CAMBIAGHI, S.; YOUSSEF, A. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: SENAC, 2007.
  • [5] CHALMERS, R. B. Mershandising: A estratégia do Marketing. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1976.
  • [6] FNDE. Acessibilidade. Disponível em: . Acesso em: 02/05/15, 2015.
  • [7] KRÜGER, J. A.; MACHADO, R. R.; MACHADO, E. R.; VALDIVIA, F. A.; UCZAK, R.; LICHACOVSKI, J. C. G.; SILVA, M. B. Acessibilidade na universidade: repensando os processos inclusivos. Revista Conexão UEPG, v. 3, n. 1, 200 Disponível em: . Acesso em: 18 nov. 2014.
  • [8] MARQUE. Manual de Identidade Visual do MArquE – Museu de Arqueologia e Etnologia Oswaldo Rodrigues Cabral. Florianópolis: UFSC, 2011.
  • [9] OXFORD. Plateau White. 2014. Disponível em: http://www.oxfordporcelanas.com.br/loja/produto/42-pecas6pessoas/plateau-branco/ Acesso em: 18 nov. 2014.
  • [10] UFSC. MArquE - Museu de Arqueologia e Etnologia. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2014.
Como citar:

RODRIGUES, Débora Pereira; FERNANDES, Guilherme Gentil; BATISTA, Claudia Regina; NUNES, Cristina Colombo; CAVALCANTI, Patrícia Biasi; "UM PONTO DE VENDA ACESSÍVEL", p. 1-12 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-4598

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações