Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Um Panorama sobre a pesquisa de criatividade no Design Gráfico

An Overview of the research on creativity in Graphic Design

Silva, Josinaldo B.; Campos, Fábio; Campello, Sílvio Barreto;

Artigo Completo:

Este trabalho apresenta um estudo sobre o cenário da pesquisa em criatividade no design, relacionando o cenário nacional e internacional, através de periódicos classificados com estrato A e B no sistema Qualis da Capes e alguns Congressos de Design. A primeira seleção é feita através de ferramentas de busca dos periódicos e anais, com as palavras-chaves em diferentes línguas: criatividade, criativo, criar; creativity, creatividad e creative; creativo, crear e create. Na segunda fase a seleção é através da leitura dos resumos dos artigos, para melhor identificação dos temas, áreas, objetivo e metodologias de pesquisas. Na terceira e última fase há a leitura dinâmica dos artigos, visando o aprofundamento e confirmação de dados do resumo. Percebe-se diferenças nos tipos de abordagens e temas de pesquisa entre estes dois cenários: no cenário nacional os artigos tratam muito da análise, descrição e aplicação de técnicas criativas em uma relação de projetar e analisar os resultados, enquanto nos artigos internacionais a pesquisa caracteriza-se por questões mais aprofundadas fazendo uso de experimentos e técnicas de registro e análises como gráficos, tabelas e esquemas.

Artigo Completo:

This work presents a survey of research articles about Creativity in Design both in the national and international scenario. It was only used journals classified with A or B in the Capes Qualis scale and the major Design Conferences. The survey was made through search engines, using the following keywords of different languages: criatividade, creativity and creatividad; creative, creativo and criativo; criar, crear and create. As a second step, the abstracts were analysed to identify subjects, field, objectives and research methods. Then, as a third and final step, a speed reading of the articles surveyed was made aiming at the confirmation of the data found in the abstracts and a better understanding of their discussion. It is possible to identify different approaches and research problems among the national and international trends. The national trend focus mainly on the analysis, description and application of creativity techniques attempting to establish relations between the design process and its results, while in the international trend a deeper discussion is achieved, making use of experiments, recording techniques and analysing tools such as graphics, tables and diagrams.

Palavras-chave: criatividade, processo criativos, design., creativity, creative process, design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_151

Referências bibliográficas
  • [1] BAXTER, Mike. 1998. Projeto de Produto: guia prático para o design de novos produtos. (2ªed.) São Paulo: Edgard Blücher.
  • [2] BÜRDEK, B. E. 2006. História, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher.
  • [3] BONSIEPE, G. 2011. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo. Edgard Blücher.
  • [4] CUNHA, R. M. M. 1977. Criatividade e processos cognitivos. Petrópolis, RJ:Vozes.
  • [5] LUBART, Todd. Psicologia da Criatividade. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Como citar:

Silva, Josinaldo B.; Campos, Fábio; Campello, Sílvio Barreto; "Um Panorama sobre a pesquisa de criatividade no Design Gráfico", p. 993-1006 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_151

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações