Full Paper - Open Access.

Idioma principal

Um olhar sobre vinhetas e ornamentos tipográficos: o Catálogo de 1930 da Tipografia Hennies Irmãos & Cia.

Piaia, Jade Samara ; Farias, Priscila Lena ;

Full Paper:

"Este artigo objetiva contribuir para estudos relacionados à memória gráfica paulistana e brasileira, emespecial no que tange aos ornamentos tipográficos e vinhetas, a partir da análise de um catálogo declichês e suprimentos gráficos publicado em 1930. Os métodos exploram, além da coleta e o tratamentodos dados, a organização do repertório dos elementos tipográficos não verbais para disponibilização emuma plataforma on-line. Os resultados compreendem a identificação de 628 elementos distribuídos em10 conjuntos de ornamentos e 46 conjuntos de vinhetas que refletem um aspecto da cultura visualbrasileira do início do século XX."

Full Paper:

"This article aims to contribute to studies related to São Paulo city and Brazilian graphic memory, withparticular regard to typographic ornaments and vignettes, from an analysis of a catalogue of clichés andgraphic supplies published in 1930. The methods explore, besides data collection and treatment, theorganization of the repertoire of non-verbal typographic elements to be made available on an onlineplatform. The results comprise the identification of 628 elements distributed in 10 sets of ornaments and46 sets of vignettes that reflect an aspect of Brazilian visual culture in the early twentieth century."

Palavras-chave: memória gráfica, cultura visual, tipografia, ornamentos tipográficos, vinhetas, São Paulo,

Palavras-chave: graphic memory, visual culture, typography, typographic ornaments, vignettes, São Paulo,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-100-357565-CIDI-Teoria.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Aragão, I., Farias, P. L., Lima, E. L. C. (2014). Um estudo sobre catálogos de tipos de
  • [2] fundidoras brasileiras dos séculos 19 e 20. In: Coutinho, S. G.; et. al (orgs.). Proceedings of
  • [3] the 6th Information Design International Conference, 5th InfoDesign, 6th CONGIC [= Blucher
  • [4] Design Proceedings, num.2, vol.1]. São Paulo: Blucher.
  • [5] Associação dos Designers Gráficos - ADG Brasil. (2012). ABC da ADG: Glossário de termos e
  • [6] verbetes utilizados em Design Gráfico. São Paulo: Blucher.
  • [7] Bringhurst, R. (2018). Elementos do Estilo Tipográfico. São Paulo: Ubu, v. 4.0.
  • [8] Clouse, D. & Voulangas, A. (2009). The Handy Book of Artistic Printing: A Collection of
  • [9] Letterpress Examples with Specimens of Type, Ornament, Corner Fills, Borders, Twisters,
  • [10] Wrinklers, and other Freaks of Fancy. New York: Princeton Architectural Press.
  • [11] Craig, J. (1980). Produção gráfica: para planejador gráfico, editor, diretor de arte, produtor,
  • [12] estudante. 2. ed. São Paulo: Mosaico: Ed. da Universidade de São Paulo.
  • [13] Farias, P. L. (2001). Fontes que não servem para escrever: algumas considerações sobre o
  • [14] status tipográfico dos dingbat. Revista da ADG, n. 23 pp. 49-51. In: Farias, P. L. (2016).
  • [15] Estudos sobre tipografia: letras, memória gráfica e paisagens tipográficas. Tese de Livre-
  • [16] Docência, pp. 33-35. Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
  • [17] Farias, P. L., et. al. (2021a) Protocolo Geral - Tipografia Paulistana. LabVisual, FAU USP.
  • [18] (manuscrito não publicado)
  • [19] Farias, P. L., et. al. (2021b) Protocolo de Tratamento de Imagem - Tipografia Paulistana.
  • [20] LabVisual, FAU USP. (manuscrito não publicado)
  • [21] Martins Filho, P. (2003). Catálogo de Clichês D. Salles Monteiro. São Paulo: Ateliê Editorial.
  • [22] Gastelois, C. O. (2018). Memória Gráfica Paulistana: ilustrações, vinhetas e ornamentos
  • [23] tipográficos nos almanaques comerciais de Jorge Seckler. Relatório Final de Iniciação
  • [24] Científica PIBIC 2017/2018. Orientadora: Priscila Lena Farias. São Paulo, FAU USP. (não
  • [25] publicado)
  • [26] Garone Gravier, M. (2015). Historia de la imprenta y la tipografia colonial em Puebla de los
  • [27] Angeles. México, D.F.: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de
  • [28] investigaciones Bibliograficas, Biblioteca Nacional.
  • [29] Hennies Irmãos & Cia. (1930). Catalogo. São Paulo: Tipografia, Encadernação, Pautação,
  • [30] Hennies Irmãos & Cia. Acervo: Família Hennies.
  • [31] Jury, D. (2015). The Little Book of Typographic Ornament. London: Laurence King Publishing.
  • [32] Lotufo, L. B. (2019). Rostos tipográficos: a tipografia das folhas de rosto impressas na cidade
  • [33] de São Paulo (1836-1918). Dissertação (Mestrado em Design), Faculdade de Arquitetura e
  • [34] Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • [35] Martins, B. T. (2018). Letras a vapor: o repertório tipográfico dos impressores paulistanos do
  • [36] século XIX. Relatório Final de Iniciação Científica Bolsa PUB 2017/2018. Orientadora: Dra.
  • [37] Priscila Lena Farias. São Paulo, FAU USP. (não publicado)
  • [38] Meyer, F. S. (1894). Handbook of ornament. A grammar of art industrial and architectural
  • [39] designing in all its branches for practical as well as theoretical use. 8 ed. Leipzig: Seemann.
  • [40] Jones, O. (1910). The grammar of ornament. v. 1. London: Bernard Quaritch.
  • [41] Porta, F. (1958). Dicionário de Artes Gráficas. Rio de Janeiro: Ed. Globo.
  • [42] Sherman, W. H. (2005). Toward a History of the Manicule. "
Como citar:

Piaia, Jade Samara; Farias, Priscila Lena ; "Um olhar sobre vinhetas e ornamentos tipográficos: o Catálogo de 1930 da Tipografia Hennies Irmãos & Cia.", p. 1313-1328 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-100-357565-CIDI-Teoria.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações