Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Um olhar para as salas de aula sob a perspectiva do Design da Informação

A look to the classrooms under the perspective of the Information Design

Ferreira, Erika Simona dos Santos; Coutinho, Solange Galvão;

Poster:

Envoltos em uma realidade na qual a forma de produzir e circular informações modifica-se de forma cada vez mais dinâmica, o papel do aluno, do professor, as formas de aprender e o próprio conhecimento também se transformam, nesse contexto, trazendo consigo novos dilemas e contradições à medida que novos dispositivos, tecnologias, artefatos – e o uso que se faz deles – tomam conta dos espaços educacionais tradicionais e do mundo, ofertando novas possibilidades cognitivas. Vivenciamos um momento no qual se torna urgente repensar as maneiras de ensino, a informação e o conhecimento, destacando o papel da escola na formação do indivíduo para esse novo cenário. O Design (com destaque para o papel da informação) pode desempenhar uma importante atuação nesse sentido; através da visão sistemática, organizacional e prospectiva próprias de sua atividade, seria possível trazer novas perspectivas na capacidade dos alunos de lidar com a complexidade crescente do mundo.

Poster:

Surrounded by a reality in which the forms of produce and circulate information change increasingly dynamic, the roles of student, teacher, the ways of learning and the knowledge itself, also are increasingly changing, bringing forth new dilemmas and contradictions, as new devices, technologies, artifacts - and the use made of them - take place on traditional educational spaces and the world, offering new cognitive possibilities. We are living a time in which it’s urgent to rethink the ways of teaching, highlighting the role of schools in educating the individual to this new scenario. The Design (emphasising its informational aspect) can play an important role in this direction; through a systematic, organizational and prospective view of its own activity, it would be possible to bring new perspectives on the ability of students to deal with this growing complexity of the world.

Palavras-chave: educação, ensino, novos paradigmas, design da informação,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_45

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, G. C.; Gonçalves, B. S. 201 Da pesquisa à apresentação da informação em interfaces digitais: o estudo do exemplo de um ambiente online de aprendizagem colaborativa. Anais do 5º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI. Florianópolis: UFSC.
  • [2] COUTINHO, S. G. 2011. Ensina Design: A introdução de conteúdos de Design Gráfico no currículo do Ensino Fundamental Brasileiro. Relatório de Pesquisa aprovado pelo CNPq, não publicado. Departamento de Design. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Brasil.
  • [3] ENVISIONING TECHNOLOGY RESEARCH FOUNDATION. 2014. Envisioning the future of Education Technology. In: Home: Education. Andlt;http://envisioning.io/education/Andgt;, 11/05/2014.
  • [4] FREITAS, R. F.; Coutinho, S. G. Andamp; Waechter, H. N. 2013. Análise de Metodologias em Design: a informação tratada por diferentes olhares. Estudos em Design, v.21, n.1: 1-15 | ISSN 1983-196X. Rio de Janeiro.
  • [5] LOPES, M. T. 2009. A linguagem gráfica na educação brasileira: um estudo para a sua inserção na formação dos professores das licenciaturas. Dissertação de Mestrado não publicada. Departamento de Design. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Recife, Brasil.
  • [6] LOPES, M. T., Coutinho, S. G. Andamp; Barbosa, N. C. P. 2012. Contribuições de metodologias de Design para a prática pedagógica: apresentação de um esquema inicial. InfoDesign | Revista Brasileira de Design da Informação, v.9, n.1: 10-20 | ISSN 1808-5377. São Paulo.
  • [7] MEIRA, L. Andamp; PINHEIRO, M. A. 2012. Inovação na escola. Proceedings of SBGames 2012. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Computação / UNB.
  • [8] PASSOS, R.; Lima-Marques, M. Andamp; Mealha, Ó. 2011. Uma delimitação do conceito de informação para o design da informação. Anais do 5º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI. Florianópolis: UFSC.
  • [9] SHEDROFF, N. 1994. Information Interaction Design: A Unified Field Theory of Design. Andlt;http://www.nathan.com/thoughts/unified/unified.pdfAndgt;, 10/05/2014.
  • [10] SIMLINGER, P. 2012. What makes IIID ‘world leader in information design development’? Andlt;http://www.iiid.net/PDFs/IIID%20Policy%20Paper.pdfAndgt;, 12/05/2014.
  • [11] WALLER, R. 1995. Information design: how the disciplines work together. In: Home: Simplification Center: Technical Paper 14. Andlt;http://www.reading.ac.uk/web/FILES/simplification/SC14DisciplinesTogether-7.pdfAndgt;, 10/05/2014.
Como citar:

Ferreira, Erika Simona dos Santos; Coutinho, Solange Galvão; "Um olhar para as salas de aula sob a perspectiva do Design da Informação", p. 1112-1117 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_45

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações