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UM NOVO PARADIGMA DE MULTINACIONAIS? NOVAS RELAÇÕES DE PODER NA ERA DO CAPITALISMO DIGITAL

PACHECO, LUCAS LEONARDO RIBEIRO ; Salles, Fernanda Cimini ;

Artigo completo:

O presente trabalho procura explorar a dinâmica do novo capitalismo digital quando comparadas às multinacionais tradicionais. A partir de um estudo bibliográfico e das relações de poder entre setor privado e os governos, verificou-se que as empresas de tecnologia apresentam o desenvolvimento de um novo paradigma no contexto da economia política internacional. Em razão disso, utilizando de novas correntes teóricas e analisando essas corporações à luz de estudos de casos e dos acontecimentos recentes, foi observado como as empresas do capitalismo digital se diferenciam das multinacionais tradicionais na sua interação com os governos. Foi constatado, em suma, que as gigantes da tecnologia são grandes defensoras do status quo e atuam politicamente com a finalidade de evitar que mudanças de regulamentação ocorram, utilizando, para isso, amplamente de seu poder estrutural, baseado no seu modelo de negócios e no poder de plataforma.

Artigo completo:

The present work seeks to explore the dynamics of the new digital capitalism when compared to traditional multinationals. From a bibliographic study and the power relations between the private sector and governments, it was found that technology companies present the development of a new paradigm in the context of the international political economy. As a result, using new theoretical trends and analyzing these corporations in the light of case studies and recent events, it was observed how companies of digital capitalism differ from traditional multinationals in their interaction with governments. In short, it was found that the technology giants are great defenders of the status quo and act politically to prevent regulatory changes from occurring, using widely from their structural power for this purpose, that are based on their business model and the platform power.”.

Palavras-chave: Multinacionais; Capitalismo Digital; Empresas de Tecnologia; Plataforma.,

Palavras-chave: Multinationals; Digital Capitalism; Technology Companies; Platform.,

DOI: 10.5151/v-enei-688

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Como citar:

PACHECO, LUCAS LEONARDO RIBEIRO; Salles, Fernanda Cimini; "UM NOVO PARADIGMA DE MULTINACIONAIS? NOVAS RELAÇÕES DE PODER NA ERA DO CAPITALISMO DIGITAL", p. 1004-1014 . In: Anais do V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): “Inovação, Sustentabilidade e Pandemia”. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/v-enei-688

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