Setembro 2017 vol. 4 num. 1 - VIII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

Um modelo computacional para auxiliar o ensino da temática de Terra como corpo cósmico

Nascimento, J. O. do; Neide, I. G.; Gonzatti, S. E. M.; Moret, M. A.;

Artigo Completo:

Para facilitar o processo de ensino e de aprendizagem em Física, por meio da utilização de computadores, evitando-se aprender inúmeras linguagens de programações, foram desenvolvidos diversos softwares, dentre eles o Modellus. As nuances na sua utilização se concentram em processos que objetivam atividades que necessitam basicamente dos conceitos de Ciências, Matemática e estudos básicos de computação. Este artigo tem por objetivo apresentar um modelo computacional desenvolvido para utilização no Software Modellus e, auxiliar no ensino da temática de Terra como corpo cósmico. Esta abordagem à Terra significa, estudá-la por meio de sua forma, seu campo gravitacional, seus movimentos e os fenômenos astronômicos decorrentes desses movimentos e da configuração do sistema Sol-Terra-Lua, ou seja, a sua interação com outros astros cósmicos. Inicialmente, o método de construção por meio de um algoritmo é apresentado, e também, como deve ocorrer a sua implementação no software. As respectivas interações com as funções no Modellus são também indicadas. Ao fim, o modelo computacional do sistema Sol-Terra-Lua é apresentado de forma executável, auxiliando o processo de ensino de aprendizagem da Temática de Terra como um corpo cósmico. Palavras-chave: Ensino de Física, Modelagem Computacional, Software Modellus, Terra como corpo cósmico.

Artigo Completo:

To facilitate the process of teaching and learning in physics, through the use of computers, avoiding to learn numerous programming languages, several software was developed, among them Modellus. The nuances in its use focus on processes that aim at activities that basically require the concepts of Science, Mathematics and basic computer studies. This article aims to present a computational model developed for use in Software Modellus and to assist in teaching the Earth thematic as a cosmic body. This approach to Earth means to study it through its form, its gravitational field, its movements and the astronomical phenomena arising from these movements and the configuration of the Sun-Earth-Moon system, that is, its interaction with other cosmic stars. Initially, the method of construction by means of an algorithm is presented, and also, how its implementation in the software should occur. The respective interactions with the functions in Modellus are also indicated. Finally, the computational model of the Sun-Earth-Moon system is presented in an executable form, aiding the learning process of the Earth Thematic as a cosmic body.

Palavras-chave: Physics Teaching, Computer Modeling, Earth as a body cosmic,

Palavras-chave: Physics Teaching, Computer Modeling, Earth as a body cosmic,

DOI: 10.5151/phypro-viii-efa-29

Referências bibliográficas
  • [1] NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G.; GONZATTI, S. E. M. Modelagem e simulação computacional no ensino de Física: Uma proposta de estudo de caso com o PROEJA.. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física., 2015, Uberlândia/MG.. Anais do XXI SNEF.. 2015. v. p. 1 – 8. Disponível em: < http://www.sbfsbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0527-2.pdf>. Acesso em 07 ago. 2017.
  • [2] NASCIMENTO, J. O. do., NEIDE, I. G. , GONZATTI, S. E. M. , MORET, M. A. . A modelagem e a simulação computacional como ferramentas tecnológicas no ensino de física. REVISTA SIGNOS - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES, v. 38, p. 62-82, n. 2017. Disponível em: < http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v38i1a2017.1378>. Acesso em: 26 jul. 2017.
  • [3] ARAUJO, Ives Solano. Um Estudo sobre o desempenho de alunos de Física usuários da ferramenta computacional Modellus na interpretação de gráficos em cinemática. Porto Alegre: UFRGS, 2002. 111 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
  • [4] ARAUJO, Ives Solano. Simulação e modelagem computa9cionais como recursos auxiliares no ensino de física geral. Tese (Doutorado em Ensino de Física) - Instituto de Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
  • [5] NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G.; GONZATTI, S. E. M.; MORET, M. A.; "A modelagem computacional como ferramenta tecnológica no Ensino de Física", p. 115-120 . In: Anais do VII Encontro Científico de Física Aplicada [=Blucher Physics Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-vii-efa-028. Disponível em: < http://www.proceedings.blucher.com.br/article-
  • [6] TEODORO, Vítor Duarte; NEVES, Rui Gomes. Mathematical modelling in science and mathematics education. Computer Physics Communications, Volume 182. Páginas 8-10. 2011. Disponível em: . Acesso em: 03 mar de 2014.
  • [7] TEODORO, V. D.; VIEIRA, J. P.; CLÉRIGO, F. C. Modellus, interactive modelling with mathematics. San Diego: Knowledge Revolution, 199
  • [8] TEODORO, V. D. From formulae to conceptual experiments: interactive modelling in the physical sciences and in mathematics. In: international colos conference new network-based media in education. Maribor, Slovenia: 199 Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2014.
  • [9] NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G.; BORRAGINI, L. F. Modelagem computacional com o Software Modellus: Estudando as estações do ano.. In: XV EPEF - Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, São Sebastião-Maresias/SP. Anais do XV EPEF. 2014. v. 1. p. 1 – 8. Disponível em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xv/sys/resumos/T0355-1.pdf>. Acesso em 05 jul.. 2017.
  • [10] NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G; GONZATTI, S. E. M. Modelagem e simulação computacional no ensino de Física: Uma proposta de estudo de caso com o PROEJA. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia/MG. Anais do XXI SNEF, 2015. v. 1. p. 1-8. Disponvíel em: < http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xxi/sys/resumos/T0527-2.pdf>. Acesso em: 04 mar. 2015
  • [11] NASCIMENTO, Jefferson Oliveira do. O Ensino de Física por meio de ferramentas tecnológicas: um estudo de caso com o PROEJA. 2015. 231 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 25 set. 2015.
Como citar:

Nascimento, J. O. do; Neide, I. G.; Gonzatti, S. E. M.; Moret, M. A.; "Um modelo computacional para auxiliar o ensino da temática de Terra como corpo cósmico", p. 128-133 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-viii-efa-29

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações