Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Um livro pela capa: a influência do design de capa na decisão de compra dos livros da editora DarkSide

A book by its cover: the influence of book cover's design in the purchase decision of DarkSide publishing books

Melo, Gabriela Gomes ; Lopes, Danielly Amatte ;

Full Paper:

Este artigo visa analisar a relação do consumidor com o livro material enquanto objeto de desejo, para além de sua função como suporte textual. Avaliam-se aqui aspectos de Design Gráfico, de Informação e Editorial na construção visual do livro material, com enfoque na capa, o primeiro contato entre a obra e o leitor (Fawcett-Tang, 2007). A capa passa informações sobre o conteúdo e agrada o público-alvo para incentivá-lo a entrar em contato com o livro e consumi-lo, e o papel do design na construção do livro se torna mais relevante considerando o cenário contemporâneo do início do século XXI no qual velhas e novas mídias convergem (Jenkins, 2009), e a transição do suporte do livro para o digital causa impacto nas vendas de livros materiais (Earp & Kornis, 2005). A partir de um estudo de caso, analisou-se aqui a influência dos aspectos de capa (de cores, imagens, acabamentos, aplicações, entre outros) de uma coleção de livros da Editora DarkSide em contato com o público-alvo, e se o contato com o livro físico foi determinante como incentivo a decisão de compra do mesmo.

Full Paper:

This paper aims to analyze the relation between consumer and book as an object of desire, going beyond its function as a textual support. Here, we evaluate aspects of Graphic, Information and Editorial Design in the construction of the paperback book, focusing on the cover, the first contact between the reader and the title (Fawcett-Tang, 2007). The cover relays information about the content and pleases the target audience to motivate them to reach for the book and consume it, and the role of design in the construction of the book becomes more relevant considering the contemporary scenario of the beginning of the XXI century, in which old and new media converge (Jenkins, 2009), and the transition of books to digital media causes an impact in the sales of hard copies (Earp, Kornis, 2005). Starting from a case study, we inspect the influence of aspects of the cover (color, images, finishes, appliques, and more) in a collection of books by Darkside Publishing company while in contact with possible consumers, and if the contact of the hard copy was decisive when motivating the buying decision of the consumers.

Palavras-chave: design gráfico, design de informação, convergência, livros,

Palavras-chave: graphic design, information design, convergence, books,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-005-355356-CIDI-Comunicacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Ambrose, G., Harris, P. (2009). Formato. Porto Alegre: Bookman.
  • [2] Araújo, E. (2008). A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro:
  • [3] Lexicon, 2008.
  • [4] Bann, D. (2010). Novo manual de produção gráfica. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  • [5] Bringhurst, R. (2011). Elementos do estilo tipográfico. 3a ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
  • [6] Caldwell, C., Zapaterra, Y. (2014). Design editorial. São Paulo: Gustavo Gili.
  • [7] Chartier, R. (2002). Os desafios da escrita. São Paulo: UNESP.
  • [8] Earp, F., Kornis, G. (2005). A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES.
  • [9] Disponível em: , acesso em: 17 out. 201
  • [10] Fawcett-Tang, R. (2007). O livro e o designer I. São Paulo: Rosari.
  • [11] Hendel, R. (2003). O design do livro. São Paulo: Ateliê Editorial.
  • [12] Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph.
  • [13] Knoplech, C. (2017). Pequena editora de terror, DarkSide Books tem números grandiosos. Disponível em:
  • [14] fantasia-a-darkside-books-tem-numeros-grandiosos/>, acesso em: 17 jan. 2020.
  • [15] Linden, S. (2011). Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify.
  • [16] Lupton, E. (2017). Design is storytelling. Nova York: Cooper Hewitt.
  • [17] Machado, A. (1994). Fim do livro?. In: Estudos Avançados. V. 8, n. 21. São Paulo: [s. n.].
  • [18] Disponível em:
  • [19] 40141994000200013&script=sci_arttext&tlng=pt>, acesso em: 17 jan. 2020.
  • [20] Paulino, S. (2009). Livro tradicional x livro eletrônico: a revolução do livro ou uma ruptura
  • [21] definitiva?. In: Hipertextus revista digital, n. 3, jun. Disponível em:
  • [22] , acesso em: 17 out. 2019.
  • [23] Petterson, R. (2014). Information Design Theories. In: Journal of Visual Literacy. n.01, v. 33.
  • [24] Twemlow, A. (2007). Design de livros. In: Para que serve o design gráfico?. Barcelona:
  • [25] Gustavo Gili."
Como citar:

Melo, Gabriela Gomes; Lopes, Danielly Amatte ; "Um livro pela capa: a influência do design de capa na decisão de compra dos livros da editora DarkSide", p. 49-63 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-005-355356-CIDI-Comunicacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações