Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Um Estudo Sobre Grupos de Foco e o Design Studio para Criação de Oportunidades em Wearables

A Study of Focus Group and Design Studio to Create Opportunities in Wearables Technology.

LIMA, Emilly Sousa de;

Artigo:

O presente artigo descreve um estudo realizado com o objetivo de criar e avaliar oportunidades para relógios inteligentes (Smartwatches). Para tanto, a técnica do design studio foi utilizada com dois grupos distintos: com e sem experiência prévia no uso dessa tecnologia. Discorreremos neste estudo a respeito dos aspectos cognitivos, relacionados ao processo criativo com base nessa técnica, como um dos fatores reforçadores da criatividade. Considerando que propor soluções para o mercado de Smartwatches ainda é um desafio, pois se compararmos com o consumo de Smartphones, apresenta pouca adoção ocupando o 4º lugar na lista de desejos pessoais dos brasileiros¹. Verificamos que o processo cognitivo relacionado à criatividade no momento da co-criação não foi minimizado pela falta da experiência prévia com o produto e que ambos os grupos alcançaram resultados consistentes que servirão de base para a continuidade e o aperfeiçoamento das soluções para Smartwatches.

Artigo:

The present article describes a study carried out with the objective of creating and evaluating opportunities for Smartwatches. For this, the Design studio technique was used with two distinct groups: with and without previous experience in the use of this technology. We will discuss in this study the cognitive aspects related to the creative process based on this technique as one of the reinforcing factors of creativity. Considering that proposing solutions for the Smartwatches market is still a challenge, because if we compare with the consumption of Smartphones, it still presents little adoption, occupying the 4th place in the list of personal wishes of Brazilians. We found that the cognitive process related to creativity at the time of co-creation was not minimized by the lack of previous experience with the product and that both groups achieved consistent results that will serve as a basis for the continuity and improvement of Smartwatch solutions.

Palavras-chave: Wearable; design studio; design centrado no usuário, inovação,

Palavras-chave: Wearable; design studio; user centered design; innovation,

DOI: 10.5151/ped2018-3.2_PTE_04

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

LIMA, Emilly Sousa de; "Um Estudo Sobre Grupos de Foco e o Design Studio para Criação de Oportunidades em Wearables", p. 5877-5885 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.2_PTE_04

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações