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UM ESTUDO DE CASO DA MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS DO PORTO DE ITAJAÍ A PARTIR DA TEORIA DAS FILAS E DA SIMULAÇÃO DISCRETA

Mello, Tatiana Cunha de ; Briesemeister, Roberta ; Dávalos, Ricardo Villarroel ;

Artigo Completo:

Sistemas prestadores de serviços frequentemente geram filas de usuários, ocasionam a perda de produtividade de todo o sistema, causam redução do nível de serviço prestado ao consumidor final e custos elevados, uma vez que estas geram atrasos por vezes desnecessários. A partir dos dados de movimentação de navios, fornecidos pelo Porto de Itajaí, foram modelados e analisados os tamanhos das filas e os tempos de espera das embarcações por disponibilidade de atendimento no porto, aplicando a Teoria das Filas e a Simulação Discreta para diferentes cenários de capacidade. Assim, avaliou-se o desempenho do sistema a partir do Software Arena e os dados foram modelados a partir da ferramenta Input Analyzer. Por fim, realizou-se uma análise comparativa da aplicação destas técnicas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Modelagem; Simulação discreta; Teoria das filas,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/marine-spolm2015-140553

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Como citar:

Mello, Tatiana Cunha de; Briesemeister, Roberta; Dávalos, Ricardo Villarroel; "UM ESTUDO DE CASO DA MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS DO PORTO DE ITAJAÍ A PARTIR DA TEORIA DAS FILAS E DA SIMULAÇÃO DISCRETA", p. 508-519 . In: Anais do XVIII Simpósio de Pesquisa Operacinal & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2175-6295, ISBN: 2358-5498
DOI 10.5151/marine-spolm2015-140553

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