Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
Um breve panorama acerca da terminologia utilizada no âmbito do desenvolvimento de identidades visuais
A brief overview of the terminology used in the development of visual identities
Souza, André Antônio de; Grimaldi, Madalena Ribeiro
Full Paper:
"Este artigo apresenta uma discussão, no campo do design, acerca dos principais termos empregados nodesenvolvimento de identidades visuais. Em sua execução, adotou-se o seguinte procedimentometodológico: a partir de uma abordagem do conceito de terminologia, no que tange ao seu objeto deestudo e propósito maior, procurou-se determinar o sentido destas expressões de acordo com obras dereferência e autores consagrados da área. Tais informações, que proporcionaram um breve panoramasobre a questão, foram então submetidas a uma análise. Concluiu-se que a legitimidade dos diferentessignificados conferidos aos vocábulos, indicada pela sua inclusão nos dicionários, aponta possivelmenteque os embates entre os defensores destas compreensões díspares são impertinentes. Salienta-se, destaforma, que cada profissional pode assim fazer uso dos termos com a acepção de sua preferência, semconsiderar inadequada uma opinião diferente, na medida em que a terminologia, enquanto disciplina, levaem conta esta diversidade intrínseca ao desenvolvimento natural da língua."
"This article presents a discussion, in the field of design knowledge, about the main terms used in thedevelopment of visual identities. In its execution, the following methodological procedure was adopted:from an approach to the concept of terminology, with regard to its object of study and greater purpose, wesought to determine the meaning of these expressions according to reference works and renownedauthors in the area of graphic design. This information, which provided a brief overview of the issue, wasthen submitted to an analysis. It was concluded that the legitimacy of the different meanings given to thewords, indicated by their inclusion in dictionaries, possibly denotes that the clashes between the defendersof these disparate understandings are impertinent. It should be noted, therefore, that each professionalcan use the terms with the meaning of their preference, without considering a different opinioninappropriate, as terminology, as a discipline, takes into account this diversity, intrinsic to the naturaldevelopment of the language."
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/cidicongic2021-111-353642-CIDI-Teoria.pdf
Referências bibliográficas
- [1] "Cardoso, R. (2004). Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher.
- [2] Cardoso, R. (2016). Design para um mundo complexo. São Paulo: Ubu Editora.
- [3] Barbosa, M.A. (1991). Lexicologia, lexicografia, terminologia: objeto, métodos, campo de
- [4] atuação e de cooperação. Anais dos Seminários do GEL. Estudos Linguísticos XX.
- [5] Disponível em
- [6] <http://www.gel.hospedagemdesites.ws/arquivo/anais/1306849376_29.barbosa_maria.pdf>.
- [7] Acesso em 12 Out. 2020.
- [8] Pontes, A. L. (1997). Terminologia Científica: O que é e como se faz. Revista de Letras da
- [9] Universidade Federal do Ceará. v. 19, n. 1/2, 44-51.
- [10] Dias, C.A. (2000). Terminologia: conceitos e aplicações. Revista Ciência da Informação, v. 29,
- [11] n.1, 90-92. Disponível em <http://revista.ibict.br/ciinf/issue/view/71>. Acesso em 12 Out.
- [12] 2020.
- [13] IDENTIDADE. (2019). Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa (on-line).
- [14] Melhoramentos. Disponível em <https://michaelis.uol.com.br>. Acesso em 23 Ago. 2019.
- [15] Peón, M. L. (2003). Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB.
- [16] Strunck, G. (2003). Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o
- [17] marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio de Janeiro: Rio
- [18] Books.
- [19] Consolo, C. (2015). Marcas: design estratégico. Do símbolo à gestão das identidades
- [20] corporativas. São Paulo: Blücher.
- [21] Wollner, A. (2003). Alexandre Wollner: Design visual 50 anos. São Paulo: Cosac & Naify.
- [22] Ferreira, A. B. H. (1993). Minidicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
- [23] Chaves, N. (1999). La imagem corporativa: teoria y metodologia de la identificación
- [24] institucional. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.
- [25] Wheeler, A. (2012). Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de
- [26] gestão de marcas. Porto Alegre: Bookman.
- [27] Cegalla, D. P. (2008). Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora
- [28] Nacional.
- [29] Santaella, L. (1995). A Teoria Geral dos Signos. São Paulo: Editora Ática.
- [30] Santaella, L. (2012). Percepção: fenomenologia, ecologia, semiótica. São Paulo: Cengage
- [31] Learning.
- [32] MANUAL de Marcas. (2017). Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Disponível em
- [33] <http://manualdemarcas.inpi.gov.br/>. Acesso em 31 Out. 2020.
- [34] ALEXANDRE Wollner e a Formação do Design Moderno no Brasil. (2005). Direção: Gustavo
- [35] Moura. Produção: Alexandre Seara. Rio de Janeiro: Tecnopop.
- [36] Neumeier, M. (2008). The Brand Gap = O abismo da marca: como construir a ponte entre a
- [37] estratégia e o design. Porto Alegre: Bookman.
- [38] Cristian, L. (2017). Logomarca existe sim...só o seu orgulho não aceita. Disponível em
- [39]
- [40] <https://clubedodesign.com/2017/logomarca-existe-sim-so-o-seu-orgulho-nao-
- [41] aceita/>.Acesso em 31 Out. 2020.
- [42]
- [43] Eichlig, R. (2018). Por que é correto em N idiomas, menos em PT-BR? Disponível em
- [44] <https://temporalcerebral.com.br/logotipo-logomarca-existe-ou-nao/>. Acesso em 31 Out.
- [45] 2020.
- [46] Sebastiany, G. (2009). Logomarca? Porque sim e porque não. Disponível em
- [47] <https://webinsider.com.br/logomarca-porque-sim-e-porque-nao/>. Acesso em 31 Out. 2020.
- [48] ASSOCIAÇÃO DOS DESIGNERS GRÁFICOS DO BRASIL. (2004). O valor do design: guia
- [49] ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: Editora Senac São Paulo.
- [50] Bakhtin, M. (2006). Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec."
- [51]
Como citar:
Souza, André Antônio de ; Grimaldi, Madalena Ribeiro ; "Um breve panorama acerca da terminologia utilizada no âmbito do desenvolvimento de identidades visuais", p-1474-1484.
In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2021.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/cidicongic2021-111-353642-CIDI-Teoria.pdf
últimos 30 dias
146
downloads
2
visualizações
6
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - Um breve panorama acerca da terminologia utilizada no âmbito do desenvolvimento de identidades visuais JO - Blucher Design Proceedings VL - 9 IS - 1 SP - 1474 EP - 1484 PY - 2021 T2 - 10º Congresso Internacional de Design da Informação e 10º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/cidicongic2021-111-353642-CIDI-Teoria.pdf UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/um-breve-panorama-acerca-da-terminologia-utilizada-no-mbito-do-desenvolvimento-de-identidades-visuais-36557 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Souza20144,
title="Um breve panorama acerca da terminologia utilizada no âmbito do desenvolvimento de identidades visuais",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="9",
number="1",
pages="1474 - 1484",
year="2021",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/cidicongic2021-111-353642-CIDI-Teoria.pdf",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/um-breve-panorama-acerca-da-terminologia-utilizada-no-mbito-do-desenvolvimento-de-identidades-visuais-36557",
author="André Antônio de Souza", "Madalena Ribeiro Grimaldi",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
André Antônio de Souza, Madalena Ribeiro Grimaldi, Um breve panorama acerca da terminologia utilizada no âmbito do desenvolvimento de identidades visuais, Blucher Design Proceedings, Volume 9, 2021, Pages 1474-1484, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/cidicongic2021-111-353642-CIDI-Teoria.pdf (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/um-breve-panorama-acerca-da-terminologia-utilizada-no-mbito-do-desenvolvimento-de-identidades-visuais-36557) Palavras-chave:: ;