Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Uirapuru - design gráfico e ilustrações de livro para crianças com baixa visão

Franco, Bianca de Triana ;

Artigo completo:

O presente artigo apresentaa adaptação do design gráfico e das ilustrações do conto Uirapuru, escrito porCléo Busatto, em um livro para crianças de 07 a 09 anos, com baixa visão e emprocesso de reeducação visual ou alfabetização. O livro tem como objetivo auxiliarprofissionais de reeducação visual, trazendo para estes mais um material parauso nas consultas com as crianças com baixa visão. Além disso, o livro pode promover momentos deleitura entre pais e filhos com deficiência visual, e incentivar a leitura em criançascom baixa visão já alfabetizadas, através de interações visuais e táteis naspáginas. O resultado é um livro com a tipografia ampliada, ilustrações com ocontorno espesso e sem detalhes que causem confusão visual, e interações táteise visuais em todas as páginas, incentivando não só a criança a ler o livro, mastambém relacionar o texto com a ilustração e com os elementos de interação,auxiliando dessa forma a reeducação visual, valorizando a cultura brasileira e apresentando um livro acessível para pequenastiragens.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design Editorial, Baixa visão, Interação, Reeducação Visual,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-035

Referências bibliográficas
  • [1] ADAM, Dominique; CALOMENO, Carolina. 2012. Metodologia de projeto para adaptação inclusiva de conteúdo literário para deficientes visuais. Ação Ergonômica: P & D Design 2012, Curitiba, v. 9, n. 1, p.1-10. ARDITI, Aries. S.d. Designing for People with Partial Sight. Home: Lighthouse International . 08/05/2016.
Como citar:

Franco, Bianca de Triana; "Uirapuru - design gráfico e ilustrações de livro para crianças com baixa visão", p. 360-372 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-035

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações