Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Têxteis Fabris: Identidade visual do acervo digital

Textiles Fabris: Visual identity of the digital collection

Souza, Rodrigo dos Santos ; Frazão, Sthephany de Oliveira ; Lehmkuhl , Luciene ;

Artigo :

O complexo fabril implementado na cidade de Rio Tinto pela Companhia de Tecidos Rio Tinto – CTRT teve papel significativo na cadeia produtiva têxtil nacional entre as décadas de 1920 e 1980, situando-se como um dos mais importantes do Brasil. Todos os processos vinculados ao desenvolvimento do produto têxtil ocorriam na própria cidade-fábrica que também absorveu influências europeias na arquitetura e na implementação inicial dos seus maquinários. Percebendo essas peculiaridades, o tema aqui destacado se tornou objeto de estudo para projetos de iniciação científica que nos últimos seis anos, têm registrado a memória do patrimônio material oriundo da cidade que vem passando por constantes processos de descaracterização. Com o intuito de disseminar a informação acerca do tema e propagar a história desse rico âmbito industrial brasileiro está sendo desenvolvido o acervo digital online “Têxteis Fabris” para abrigar os resultados das pesquisas realizadas. Por intermédio da plataforma Tainacan, o acervo disponibilizará, livremente para acesso e consulta, registros fotográficos dos principais elementos associados ao período de produção industrial da cidade. Dito isso, o texto aqui apresentado propõe abordar o processo de construção da identidade visual do acervo digital, elencando os elementos e etapas necessárias para a sua construção. Para isso, foi definida uma metodologia projetual que conseguisse gerir o desenvolvimento da identidade, bem como os testes necessários para sua validação. Como resultados são apresentados o logotipo que deverá estar associado ao repositório, ícones dos três principais temas que circundam o acervo, padrões que podem ser associados a imagens para divulgação, bem como a definição de um tema padrão a ser seguido dentro da plataforma Tainacan. Como conclusão se destaca a necessidade de considerar os testes para validar o trabalho até aqui executado.

Artigo :

The manufacturing complex implemented in Rio Tinto played a significant role in the national textile production chain between the 1920s and 1980s, standing as one of the most important in Brazil. All processes linked to the development of the textile product took place in the factory city itself, which also absorbed European influences in architecture and in the initial implementation of its machinery. Realizing these peculiarities, the theme highlighted here has been the object of study for scientific initiation projects. Over the past six years, the projects have registered the memory of the material heritage originating in the city, which has been undergoing constant processes of de-characterization. In order to disseminate information on the subject and spread the history of this rich Brazilian industrial environment, the online digital repository Têxteis Fabris is being developed to house the results of scientific initiation projects. Through the Tainacan platform, the collection will make available, freely for access and consultation, photographic records of the main elements associated with this industrial moment in the city. That said, the text presented here proposes to address the process of building the visual identity that will be linked to this repository listing the elements and steps necessary for its construction. For this, a design methodology was defined that could manage the development of the identity, as well as the necessary tests for its validation. The results are presented with the logo that should be associated with the repository, icons of the three main themes that surround the collection, patterns that can be associated with images for dissemination, as well as the definition of a standard theme to be followed within Tainacan. As a conclusion, the need to consider the tests to validate all the work performed so far is highlighted.

Palavras-chave: Rio Tinto; Têxteis Fabris; Identidade visual;,

Palavras-chave: Rio Tinto; Têxteis Fabris; Visual identity;,

DOI: 10.5151/jopdesign2021-5

Referências bibliográficas
  • [1] "GUNN, P.; CORREIA, T. B. Núcleos autárquicos e fechados. In: PANET, A. et al. Rio Tinto: estrutura urbana, trabalho e cotidiano. João Pessoa: Unipê Editora, 2002.
  • [2] LAMPERT, Sérgio Renato. FLORES, Daniel. O repositório digital como instrumento para preservação e acesso ao patrimônio arquivístico documental. 7º Simpósio Internacional Memória e Patrimônio. Pelotas. Rio Grande do Sul. 06 de novembro – 08 de novembro de 2013.
  • [3] LEHMKUHL, Luciene; SILVA, Jeferson Luiz Brás da. A cidade-fábrica de Rio Tinto na pesquisa em design. In: Anais do 12o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2016, Belo Horizonte. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. p. 437.
  • [4] MARTINS, Dalton Lopes; SILVA, Marcel Ferrante; CARMO, Danielle do. Repositório digital com o software livre tainacan: revisão da ferramenta e exemplo de implantação na área cultural com a revista Filme Cultura. 18o Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Marília. São Paulo. 2017. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/viewFile/ 472/838 . Acesso em: 22 de Maio de 2020.
  • [5] MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz. GODP - Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos: Uma metodologia de Design Centrado no Usuário. Florianópolis: Ngd/ Ufsc, 2016. Disponível em: ‹www.ngd.ufsc.br›. Acesso em: 15 jul. 2019.
  • [6] MONTSERRAT. About Montserrat.2017 Disponível em: https://fonts.google.com/specimen/Montserrat#standard-style%20s. Acesso em: 31.05.2021
  • [7] PANET, Amélia et al. Rio Tinto: estrutura urbana, trabalh e cotidiano. 1. ed. UNIPÊ Editora, João Pessoa-PB, 2002.
  • [8] PASSOS, Jaire Ederson; PASSOS, Paula Caroline Schifino Jardim; DE SOUZA VANZ, Samile Andrea. Projeto de identidade visual para a revista Em Questão. Em Questão, v. 20, n. 2, p. 8-27, 2014.
  • [9] SCHERER, Fabiano de Vargas; SCHERER, Gabriel Bischoff. Estudo de método projetual para Sistema Integrado de Identidade Visual, design da informação e orientação. InfoDesign: Revista Brasileira de Design da Informação. [São Paulo], SBDI. Vol. 12, n. 2 (2015), p. 171-193, 2015.
  • [10] RASLAN, Eliane Meire Soares. Posicionamento, identidade e visibilidade da marca. Rizoma, v. 2, n. 1, p. 136-151, 2014.
  • [11] SILVA, Jeferson Luiz Braz da; LEHMKUHL, Luciene. O Design na Comunicação do Patrimônio. In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019. p. 2906- 2917. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151 /ped2018-4.1_ACO_17
  • [12] VÁSQUEZ, Ruth Peralta. Identidade de marca, gestão e comunicação. Organicom, v. 4, n. 7, p. 198-211, 2007.
  • [13] VIANA, Cassandra Lúcia de Maya; MÁDERO, Arellano Miguel Ángel; SHINTAKU, Milton. Repositórios institucionais em ciência e tecnologia: uma experiência de customizacão do DSpace., 2005 . In: 3o Simpósio Internacional de Bibliotecas Digitais. São Paulo, 28 november - 02 december 2005.
  • [14] WORDPRESS. Usando temas. 17 de setembro de 2019. Disponível em: https://codex.wordpress.org/pt-br:Usando_Temas. Acesso em: 13 de julho de 2020.
  • [15] "
Como citar:

Souza, Rodrigo dos Santos ; Frazão, Sthephany de Oliveira ; Lehmkuhl , Luciene ; "Têxteis Fabris: Identidade visual do acervo digital", p. 24-33 . In: Anais da II Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/jopdesign2021-5

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações