Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

TÍTULO DO TRABALHO:IDENTIFICAÇÃO DO POTENCIAL HIDROGENIÔNICO E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO SUBMETIDO À CONTAMINAÇÃO CONTROLADA POR MIREX-S EM GOIÂNIA, GOIÁS

ALVES, FERNANDA CAROLINE ROMANIELO ; CASTRO, MARTHA NASCIMENTO ;

Artigo Completo:

O aumento populacional desordenado, está cada dia mais evidente no cotidiano, e consequentemente tem levado ao crescimento da atividade do agronegócio, que vem tomando um espaço cada dia maior para suprir a necessidade do ser humano. Novas tecnologias são desenvolvidas, buscando acompanhar este ritmo de crescimento evidenciado nos últimos anos. A mudança no solo ocasionada pela crescente atividade de agronegócio faz com que seus aspectos físicos, químicos e biológicos se percam ao longo do processo de produção em larga escala, ocasionando em impactos negativos no solo. Algumas ações internacionais foram feitas no intuito de proibir o uso destas substâncias, que culminaram no encontro conhecido como Convenção de Estocolmo (1972), que por sua vez elaborou um documento com a proibição de 12 poluentes orgânicos persistentes (Aldrin, Chlordane, Dieldrin, DDT, Dioxinas, Furanos, Endrin, Heptachlor, Hexachldorobenzeno, Mirex, PCBs, Toxapheno) (BRASIL, 2005). Após está data, em 2009 mais 9 substâncias foram inclusas. Neste sentido, é de extrema importância o estudo para determinação de valores de referência de Qualidade (VRQs), para se obter um padrão a seguir sem ocasionar impactos negativos contra o meio ambiente e a saúde pública, no qual mede a concentração natural de elementos químicos no solo, sem ação antrópica.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Agronegócio. Impactos negativos. Elementos químicos no solo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-124

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE, T. S.;MONTENEGRO, S. M. G. L.; MONTENEGRO,A. A. A.; RODRIGUES, D. F. B. Variabilidade espaço-temporal da condutividade elétrica da água subterrânea na região semiárida de Pernambuco. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, Campina Grande, v.16, n.5, p.496–504, 2012.
  • [2] CARDOSO, M. R. D.; MARCUZZO, F. F. ; BARROS, J. R. Classificação Climática de Köppen-Geiger para o Estado de Goiás e o Distrito Federal. ACTA GEOGRÁFICA, v. 8, n. 16, p. 40-55, 2015.
  • [3] CAVALCANTI, J. E. A década de 90 é dos resíduos sólidos. Revista Saneamento Ambiental, n. 54, p. 16-24, 1998.
  • [4] EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Manual de métodos de análise de solo. Rio de Janeiro: EMBRAPA -CNPS, 1997. 211p.
  • [5] GAYNOR, A. A. Contaminação do solo com pesticidas. Estudo de caso de Peth – Austrália Ocidental. Revista de Agricultura Urbana. 2001. Disponível em: . Acesso: em 31 Set. 201
  • [6] JACOMINE, P. K. T.. A nova classificação brasileira de solos. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, v. 5, p. 161-179, 2013.
  • [7] LANNA, A. C. Impacto ambiental de tecnologias, indicadores de sustentabilidade e metodologias de aferição: uma revisão. Embrapa Arroz e Feijão, 2002. Disponivel em:. Acesso: em 03 jun. 2016.
Como citar:

ALVES, FERNANDA CAROLINE ROMANIELO; CASTRO, MARTHA NASCIMENTO; "TÍTULO DO TRABALHO:IDENTIFICAÇÃO DO POTENCIAL HIDROGENIÔNICO E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO SUBMETIDO À CONTAMINAÇÃO CONTROLADA POR MIREX-S EM GOIÂNIA, GOIÁS", p. 1230-1240 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-124

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações