Artigo - Open Access.

Idioma principal

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES DE ALUMÍNIO COM ÁCIDO SULFÚRICO VISANDO REFINAMENTO E BRILHO SUPERFICIAL

TREATMENT OF SURFACES OF ALUMINUM WITH SULFURIC ACID FOR REFINING AND SURFACE SHINE

PALACIO, CAIO MARTINS ; SILVA, GECILIO PEREIRA DA ; MELO, KARLA RAFAELA ANDRADE DE ; BARBOSA, FERNANDA LARISSA DO VALE ; BEZERRA, LAURA KATRINE ; , ;

Artigo:

O alumínio é empregado em inúmeras aplicabilidades, e em praticamente todos os setores industriais. Atualmente são conhecidas diversas tecnologias de tratamento de superfície para o alumínio, de acordo com sua aplicação. Com o intuito de aprimorar o tratamento de superfícies de alumínio, visando refinamento e brilho, foram é realizado experimentos, com exposição de corpos de prova (99,5% (Al); 0,25% (Si); 0,4% (Fe), traços), em soluções de ácido sulfúrico com concentrações equivalentes a 100,0%, 75,0%, 50,0% e 25,0% (tomando como 100% o ácido P.A.), variando-se o tempo de imersão e a temperatura das soluções ácidas. Os valores de perda de massa após o polimento químico e a análise visual da homogeneidade e brilho foram utilizados como critério de avaliação. Superfícies com aspecto fosco foram observadas em temperatura de imersão de 100 °C e nas soluções com concentrações equivalentes a 50,0% e 25,0%. Aspectos superficiais homogêneos e brilhantes foram obtidos em temperaturas de imersão de 50ºC e 75 °C para todas as soluções. O aumento do tempo de imersão na temperatura ambiente, promoveram modificações muito sutis na superfície do metal, tornando-a mais brilhante e homogênea, mas não o suficiente para eliminar riscos e manchas pré-existentes.

Artigo:

Palavras-chave: POLIMENTO QUíMICO. ÁCIDO SULFÚRICO. ALUMíNIO,

Palavras-chave: CHEMICAL POLYMER. SULFURIC ACID. ALUMINUM,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN36

Referências bibliográficas
Como citar:

PALACIO, CAIO MARTINS; SILVA, GECILIO PEREIRA DA; MELO, KARLA RAFAELA ANDRADE DE; BARBOSA, FERNANDA LARISSA DO VALE; BEZERRA, LAURA KATRINE; , ; "TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES DE ALUMÍNIO COM ÁCIDO SULFÚRICO VISANDO REFINAMENTO E BRILHO SUPERFICIAL", p. 973-979 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN36

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações