Artigo - Open Access.

Idioma principal

TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES DE ALUMÍNIO COM ÁCIDO FOSFÓRICO VISANDO A OBTENÇÃO DE REFINAMENTO E BRILHO SUPERFICIAL

TREATMENT OF ALUMINUM SURFACES WITH PHOSPHORIC ACID FOR THE OBTAINMENT OF REFINING AND SURFACE SHINE

MELO, KARLA RAFAELA ANDRADE DE ; SILVA, GECILIO PEREIRA DA ; , ; PALACIO, CAIO MARTINS ; FILHO, LUIZ FERREIRA DA SILVA ; , ;

Artigo:

Por ser um material versátil, o alumínio é utilizado em grande escala em inúmeras aplicações na indústria mecânica, farmacêutica e química, entre outras. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de diversas formas de tratamento de superfície em função da aplicação requerida. Neste trabalho buscou-se desenvolver um tratamento de superfícies de alumínio (99,5% Al; 0,25% Si; 0,4% Fe, traços) em solução de ácido fosfórico objetivando a obtenção de refinamento e brilho superficial. Como corpos de prova foram utilizadas placas com 0,7 mm de espessura, em formato quadrado e com área geométrica aproximada de 9,0 cm2. Os corpos de prova foram a expostas a soluções de ácido fosfórico em concentrações de 100 %, 75 %, 50 % e 25 % (v/v) (tomando a referência como 100 % o ácido P.A.). O tempo de imersão e a temperatura das soluções foram as variáveis avaliadas. Utilizando-se como parâmetros a perda de massa, a análise visual do brilho e outras ocorrências, como ataque preferencial, manchas e formação de material pulverulento. Visualmente, os corpos de prova que exibiram maior brilho (praticamente espelhados) e superfícies mais homogêneas, foram os submetidos a imersão a 75 °C em soluções com concentrações equivalentes a 100 % e 75 %. Resultados similares também foram obtidos a 75 ºC e 100 °C nas soluções com concentrações equivalentes a 50% e 25%. Verificou-se ainda que o aumento do tempo de imersão à temperatura ambiente promove uma pequena melhoria em relação ao brilho e aspecto da superfície de alumínio.

Artigo:

Palavras-chave: POLIMENTO QUíMICO. ÁCIDO FOSFóRICO. ALUMíNIO,

Palavras-chave: CHEMICAL POLYMER. PHOSPHORIC ACID. ALUMINUM,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN37

Referências bibliográficas
Como citar:

MELO, KARLA RAFAELA ANDRADE DE; SILVA, GECILIO PEREIRA DA; , ; PALACIO, CAIO MARTINS; FILHO, LUIZ FERREIRA DA SILVA; , ; "TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES DE ALUMÍNIO COM ÁCIDO FOSFÓRICO VISANDO A OBTENÇÃO DE REFINAMENTO E BRILHO SUPERFICIAL", p. 980-986 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN37

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações