Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

TRATAMENTO DE SOLO ARENOSO CONTAMINADO COM DIESEL UTILIZANDO MÉTODO INOVADOR DE ATIVAÇÃO PARA O PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO

de SOUZA, A. R. ; da CÂMARA, A. G. ; da SILVA, S. S. O. ; SILVA, C. K. O. ; VIANNA, M. M. G. R. ; CHIAVONE-FILHO, O. ; NASCIMENTO, C. A. O. ;

Artigo Completo:

A contaminação de solos e aquíferos freáticos por hidrocarbonetos é um dos mais frequentes exemplos de passivos ambientais causados por armazenamento de resíduos sólidos, disposição ou lançamentos de efluentes inadequados, representando um risco para as fontes de abastecimento e para a saúde humana. Com o agravamento desse problema devido ao aumento no consumo de derivados do petróleo, é crescente o número de pesquisas que visam potencializar a remoção destes poluentes, remediando este tipo de situação e restaurando a qualidade da água e do solo. Neste estudo foi testado um método inovador para a ativação do peróxido de hidrogênio na remediação de solos contaminados com óleo diesel. Consiste no uso de catalisador heterogêneo constituído por diatomita (suporte) e íons de Fe2+ e Fe3+. Foram realizados experimentos em batelada a fim de verificar a eficiência do catalisador sintetizado e da solução de Fe2+ para ativação do peróxido de hidrogênio na degradação em solo arenoso contaminado com diesel dissolvido em hexano, e também para analisar as melhores concentrações de catalisador e peróxido de hidrogênio a serem utilizadas, com monitoramento do teor de carbono total presente antes e após a degradação do contaminante. Com o estudo foi constatado que a ativação do peróxido de hidrogênio pelo catalisador sintetizado foi mais eficiente do que a ativação via solução de Fe2+, e que a variação na concentração de peróxido é mais significante que a variação do catalisador na degradação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2015-097-32236-245251

Referências bibliográficas
  • [1] AQUINO SOBRINHO. H.L. Design gráfico da pluma de contaminação por compostos orgânicos voláteis utilizando Software CAD na investigação de passivo ambiental em um posto revendedor de combustíveis em Natal/RN. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências e Engenharia de Petróleo, 201
  • [2] FAVERA, C.H.D. Sites contaminados por hidrocarbonetos: principais técnicas de remediação e exemplo de aplicação. Trabalho de conclusão curso de Engenharia Civil. Universidade Federal de Santa Maria, 2008.
  • [3] FERNANDES, H.G.; CHIAVONE-FILHO, O. Avaliação técnica da remediação de solo utilizando persulfato de sódio/ peróxido de hidrogênio. RnuPetro, 2, 2014, 31-38.
  • [4] MARIANO, A. P. Avaliação do potencial de biorremediação de solos e de águas subterrâneas contaminados com óleo diesel. Tese de doutorado elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Geociências e Meio Ambiente. 147p. 2006.
  • [5] MARIANO, J. B. Impactos ambientais do refino de petróleo. Tese de doutorado. COPPE/UFRJ. 2001.
  • [6] PALMROTH, M. R. T.; LANGWALDT, J.H.; AUNOLA, T.A.; GOI, A.; MÜNSTER, U. PUHAKKA, J.A.; TUHKANEN, T.A. Effect of modified Fenton’s reaction on microbial activity and removal of PAHs in creosote oil contaminated soil. Biodegradation, 17 (2), 2006, 29-39.
Como citar:

de SOUZA, A. R.; da CÂMARA, A. G.; da SILVA, S. S. O.; SILVA, C. K. O.; VIANNA, M. M. G. R.; CHIAVONE-FILHO, O.; NASCIMENTO, C. A. O.; "TRATAMENTO DE SOLO ARENOSO CONTAMINADO COM DIESEL UTILIZANDO MÉTODO INOVADOR DE ATIVAÇÃO PARA O PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO", p. 451-456 . In: Anais do XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.3]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2015-097-32236-245251

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações