Artigo - Open Access.

Idioma principal

TRATAMENTO DE RESÍDUO DE LABORATÓRIO CONTENDO FORMALDEÍDO POR PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO

STUDY OF CHEMICAL KINETICS OF FORMALDEHYDE WITH AMMONIA, VISITING THE FORMATION OF HEXAMETHYLAMINE EVALUATING ITS USE AS A FERTILIZER

SILVA, LEANDRO BELCHIOR GONÇALVES DA ; CARVALHO, DAYENE DO CARMO ; RIBEIRO, GABRIEL DUARTE ; , ;

Artigo:

O objetivo deste estudo é realizar o tratamento de um resíduo contendo formaldeído, gerado em laboratórios de anatomia e patologia por meio da reação química com hidróxido de amônio. Avaliando a sua rota reacional e cinética química, visando sua utilização como fertilizante nitrogenado. Inicialmente realizou-se a determinação da concentração de formaldeído através do método de Hantzch. Adicionou-se hidróxido de amônio nas proporções de 14:1, 9:1, 5:1 e 1:1. Ao termino do processo analisou-se a quantidade de nitrogênio presente na amostra. Realizou-se uma aplicação em solo para à análise da estabilidade de nitrogênio no solo. A avaliação do modelo cinético mostrou que o processo se comporta como uma reação de primeira ordem. Posteriormente ao termino do tratamento a concentração de nitrogênio encontrada foi de 66500 mg/L e no solo de 2,32 %. A avaliação do modelo cinético do processo se mostrou com grande eficiência em todas as concentrações. A utilização do resíduo como fertilizante nitrogenado se torna eficaz levando em consideração da quantidade de nitrogênio presente no resíduo.

Artigo:

Palavras-chave: FORMALDEÍDO, CINÉTICA QUíMICA, FERTILIZANTES,

Palavras-chave: FORMALDEHYDE, CHEMICAL KINETICS, FERTILIZERS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT78

Referências bibliográficas
Como citar:

SILVA, LEANDRO BELCHIOR GONÇALVES DA; CARVALHO, DAYENE DO CARMO; RIBEIRO, GABRIEL DUARTE; , ; "TRATAMENTO DE RESÍDUO DE LABORATÓRIO CONTENDO FORMALDEÍDO POR PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO", p. 644-650 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT78

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações