Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Traços de identidade do Rio Grande do Norte através da tipografia e das marcas vernaculares locais

Sousa, Álvaro; Rosa, José Guilherme Santa; , ;

Artigo completo:

A identidadede um povo é a sua cultura, sendo a expressão visual da mesma uma das suasmanifestações mais evidentes. Se, em muitos casos, essa identidade é manipuladade forma a ser percecionada pelos públicos a quem se destina como uma cultura isentade mácula, levando à perda de grande parte do seu cariz popular, outros existemem que ainda é possível, pelos mais diversos motivos, manter esses traçosidentificativos quase intactos, sem prejuízo de serem atualizados, isto é: semse cristalizarem no tempo.

Assim, otrabalho que se apresenta descreve e enquadra a investigação desenvolvida noâmbito de um projeto de pós-doc, sobre a recolha fotográfica e geolocalizaçãode tipografia e marcas vernaculares existentes no espaço público do estado doRio Grande do Norte, Brasil. Trata-se da apresentação de um olhar externo sobreuma identidade e património visíveis no dia-a-dia, mas muitas vezes poucovalorizados pelo seu grau de efemeridade. 

Partindo do enquadramentoe clarificação dos conceitos, apresentam-se os critérios para seleção deimagens, assim como os parâmetros utilizados para classificar cada uma delas. Apartir dessa classificação é possível não só organizar um banco de imagensaberto e ampliável, como também estabelecer uma base para a sua divulgaçãopublica, de forma a aproveitar o espólio para valorizar o desenho da região.

Artigo completo:

Palavras-chave: Tipografia, marca, vernáculo, identidade, património ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-021

Referências bibliográficas
  • [1] CAMARGO, M. (2011). Os lugares e as coisas (ou notas sobre o esquecimento). URBE: cultura visual urbana e contemporaneidade. Porto Alegre. DONES, V.L. (2008). Tipografia vernacular: a revolução silenciosa das letras do cotidiano. Anais do 6º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. ALCAR – Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia. consultado a 25/06/2017.
Como citar:

Sousa, Álvaro; Rosa, José Guilherme Santa; , ; "Traços de identidade do Rio Grande do Norte através da tipografia e das marcas vernaculares locais", p. 232-239 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-021

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações