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TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E TELERREABILITAÇÃO

TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E TELERREABILITAÇÃO

Vendruscolo, Vanissia Eliane ; CRUZ-SANTOS, ANABELA ; MORGADO, JOSE CARLOS ;

Pôster:

Justificativa

Telerreabilitação édefinida como o uso de um conjunto de recursos e tecnologias de informação ecomunicação que possibilitam tratamento à distância. Tem sido considerada umaestratégia viável e acessível de cuidados de saúde para pessoas comdeficiência, ajudando a superar diferentes barreiras que limitam ou impedem oacesso a programas presenciais (DIAS, 2019).

Objetivo(s)

Neste estudo, abordaremosa telerreabilitação implementada a partir de uma aplicação WEB, paratreinamento auditivo síncrono com o objetivo de verificar sua eficácia.

Método(s)

A amostra foi composta por23 crianças entre 7 a 9 anos, com histórico de dificuldades escolares, 13 doGrupo I - telerreabilitação e 10 do Grupo II - treinamento auditivoacusticamente controlado em cabine, em 10 sessões de meia hora. Os testesutilizados foram: teste de sentenças sintéticas com mensagem competitivaipsilateral (pediátrico) e dicótico de dígitos, nas habilidades de integração eseparação binaural.

Resultado(s)

Os resultados evidenciamefetividade do treinamento auditivo cognitivo através da telerreabilitação, comdesempenho equivalente ao treinamento auditivo neurocognitivo acusticamentecontrolado. O conteúdo da plataforma é eficaz para treinamento auditivo tantopara treinamento auditivo acusticamente controlado como para telerreabilitação.O encurtamento das distâncias promovido pela telerreabilitação favorece tantoas pessoas que moram em regiões desprovidas de profissionais especialistas,como aquelas que moram nas grandes cidades, favorecendo a frequência dotreinamento auditivo e melhorando a aprendizagem escolar dos alunos.

Conclusão(ões)

Com o avanço da tecnologiade extensa aplicabilidade, a telerreabilitação pode suprir ou minimizar asdificuldades em crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central(TPAC).

 

Pôster:

Justificativa

Telerreabilitação édefinida como o uso de um conjunto de recursos e tecnologias de informação ecomunicação que possibilitam tratamento à distância. Tem sido considerada umaestratégia viável e acessível de cuidados de saúde para pessoas comdeficiência, ajudando a superar diferentes barreiras que limitam ou impedem oacesso a programas presenciais (DIAS, 2019).

Objetivo(s)

Neste estudo, abordaremosa telerreabilitação implementada a partir de uma aplicação WEB, paratreinamento auditivo síncrono com o objetivo de verificar sua eficácia.

Método(s)

A amostra foi composta por23 crianças entre 7 a 9 anos, com histórico de dificuldades escolares, 13 doGrupo I - telerreabilitação e 10 do Grupo II - treinamento auditivoacusticamente controlado em cabine, em 10 sessões de meia hora. Os testesutilizados foram: teste de sentenças sintéticas com mensagem competitivaipsilateral (pediátrico) e dicótico de dígitos, nas habilidades de integração eseparação binaural.

Resultado(s)

Os resultados evidenciamefetividade do treinamento auditivo cognitivo através da telerreabilitação, comdesempenho equivalente ao treinamento auditivo neurocognitivo acusticamentecontrolado. O conteúdo da plataforma é eficaz para treinamento auditivo tantopara treinamento auditivo acusticamente controlado como para telerreabilitação.O encurtamento das distâncias promovido pela telerreabilitação favorece tantoas pessoas que moram em regiões desprovidas de profissionais especialistas,como aquelas que moram nas grandes cidades, favorecendo a frequência dotreinamento auditivo e melhorando a aprendizagem escolar dos alunos.

Conclusão(ões)

Com o avanço da tecnologiade extensa aplicabilidade, a telerreabilitação pode suprir ou minimizar asdificuldades em crianças com Transtorno do Processamento Auditivo Central(TPAC).

 

Palavras-chave: -,

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DOI: 10.5151/sabara2020-12

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Vendruscolo, Vanissia Eliane ; CRUZ-SANTOS, ANABELA ; MORGADO, JOSE CARLOS; "TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL E TELERREABILITAÇÃO", p. 12 . In: Anais do 5º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2020-12

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