artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Transformação e desenvolvimento do raciocínio projetual — reflexões pedagógicas

Transformation and development of the design thinking — pedagogical considerations

MEDEIROS, Ligia M.S.; BROD JUNIOR, Marcos; GOMES, Luiz A.V.N; , ;

artigo:

Este estudo aborda o processo de transformação e de desenvolvimento do raciocínio projetual que ocorre ao longo da formação do estudante em Cursos Superiores de Desenho industrial/ Design. Parte-­‐se das premissas que: (a) projetar é atividade central e característica da profissão do Desenho industrial/Design, (b) essa atividade requer formas próprias de pensar e saber, (c) tal raciocínio pode ser aprendido e refinado a partir de experiências sistemáticas que se equilibrem entre desafios intelecto-­‐criativos e suporte instrucional. Os trabalhos de Carmel-­‐Gilfilen e Portillo (2010) e William Perry (1968) foram a base para a observação de um grupo de estudantes em disciplina em curso de Design no Brasil, em 2017. Procurou-­‐se aqui apresentar: (a) a revisão de estudos anteriores úteis para o estabelecimento dos instrumentos de coleta de dados e de interpretação, (b) o relato dos estudos já iniciados; (c) uma breve discussão sobre a relevância do tema para a área de conhecimento do Design.

artigo:

This paper deals with the process of transformation and development of the design thinking that occurs throughout the schooling of student in Industrial Design courses. It is based on the premises that: (a) project is a central and characteristic activity of the Design profession, (b) this activity requires its own ways of thinking and knowing, (c) such thinking can be learned and refined from systematic experiences that balance intellectual-­‐creative challenges and instructional support. The works of Carmel-­‐Gilfilen and Portillo (2010) and William Perry (1968) were the basis for the observation of a group of students in one Design course in Brazil, in 2017. It is presented here: (a) a review of previous studies useful for the establishment of data collection and interpretation tools; (b) reporting on findings already undertaken; (c) a brief discussion of the relevance of the theme to the Design knowledge area.

Palavras-chave: raciocínio projetual; educação projetual; ensino de desenho industrial,

Palavras-chave: design thinking; design education; design teaching,

DOI: 10.5151/ped2018-2.1_ACO_20

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MEDEIROS, Ligia M.S.; BROD JUNIOR, Marcos; GOMES, Luiz A.V.N; , ; "Transformação e desenvolvimento do raciocínio projetual — reflexões pedagógicas", p. 624-638 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.1_ACO_20

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações