Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Transdisciplinaridade no design: proposta para a identidade visual da equipe BH Rugby

Transdisciplinarity in design: proposal for the visual identity of bh rugby team

Almeida, Rangel Benedito Sales de; Souza, Teresa Campos Viana;

Artigo Completo:

A integração de diversas áreas do design podem proporcionar resultados no que diz respeito ao conceito e aplicação de uma identidade visual. Em âmbitos gerais, o Trabalho Interdisciplinar de Graduação (TIG-III) do bacharelado em Design do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), busca a integração teórico-prática, através do exercício da observação, da análise e prática, no qual as disciplinas teóricas contribuem com experimentações. Em âmbitos específicos, o projeto do segundo semestre de 2016 para o 3º módulo do design bacharelado teve por objetivo, com a participação de cada disciplina, o Redesign da Identidade Visual da Equipe BH Rugby. Utilizou-se a pesquisa exploratória como metodologia resultante no desenvolvimento de protótipos. Foi exposto aos discentes que esta edição do TIG-III seria representada por um concurso a ser eleito por um cliente real, com objetivos concretos e de atuação social no entorno do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Desta forma, deixa-se claro a função social do Design, bem como seu papel transformador no que diz respeito da integração de áreas de atuação distintas e transdisciplinares. Entende-se, pois, que a proposta deste projeto abordaria de maneira efusiva todas as disciplinas da matriz curricular do módulo em questão do Curso Bacharelado em Design, bem como integraria suas ações num projeto desenvolvido para um cliente real, apresentado sob a forma de um desfile de moda, organizado graças à expertise do Curso Tecnológico em Produção de Eventos e Cerimonial. Percebe-se a capacidade transdisciplinar proposta pela prática do profissional em design, bem como sua função social e integradora. A proposta transitou pela produção empírica do conhecimento a partir da reunião dos conceitos abordados pelo Design Gráfico, Design de Moda e Produção de Eventos e Cerimonial. Aos discentes, foi dada a oportunidade de vivenciar uma experiência transdisciplinar que possivelmente será frequente em sua atuação profissional. Os discentes puderam perceber a importância de trabalhar em equipe além de reconhecer seu papel para o sucesso do evento. Em outro contexto, vivenciaram empiricamente o atendimento a um cliente real sendo estabelecidas relações de atendimento e parceria. Os resultados e conclusões obtidos por esta proposta foram a integração das equipes de Design e Eventos além de fornecer aos discentes uma situação real de elaboração e implementação projetuais.

Artigo Completo:

The integration of several areas of design can provide results with respect to the concept and application of a visual identity. In general, the Interdisciplinary Undergraduate Work (TIG-III) of the Bachelor of Design in the Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) seeks the theoreticalpractical integration, through the exercise of observation, analysis and practice, in which theoretical disciplines contribute to experimentation. In specific areas, the project of the second semester of 2016 for the 3rd module of the bachelor design had as objective, with the participation of each discipline, the Redesign of the Visual Identity of Team BH Rugby. Exploratory research was used as a methodology for the development of prototypes. It was exposed to the students that this edition of the TIG-III would be represented by a contest to be elected by a real client, with concrete objectives and of social action in the surroundings of the Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). In this way, it becomes clear the social function of Design, as well as its transforming role in what concerns the integration of distinct and transdisciplinary areas of action. It is understood, therefore, that the proposal of this project would approach in an effusive manner all the disciplines of the curricular matrix of the module in question of the Bachelor Degree in Design, as well as integrate its actions in a project developed for a real client, presented in the form of a fashion show thanks to the expertise of the Technological Course in Event Production and Ceremonial. It is possible to perceive the transdisciplinary capacity proposed by the practice of the professional in design, as well as its social and integrative function. The proposal permeated by the empirical production of knowledge from the meeting of concepts covered by Graphic Design, Fashion Design and Event Production and Ceremonial. The students were given the opportunity to experience a transdisciplinary experience that may be frequent in their professional performance. The students could realize the importance of working as a team and recognized their role in the success of the event. In another context, they experienced empirically the service to a real client, establishing service and partnership relationships. The results and conclusions obtained by this proposal were the integration of the Design and Events teams as well as providing the students with a real situation of project design and implementation.

Palavras-chave: interdisciplinaridade; formação em design; transdisciplinaridade; parcerias; mercado de trabalho,

Palavras-chave: Interdisciplinarity; Design; Transdisciplinarity; Partnerships; job market,

DOI: 10.5151/cid2017-63

Referências bibliográficas
  • [1] EL-GUINDY, Moustafa M. Metodologia e ética na pesquisa científica. –São Paulo: Santos, 2004.
  • [2] ESTEL, Vilaseca. Como fazer um desfile de moda; tradução Ana Lúcia Trevisan. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
  • [3] FAZENDA, Ivani. Didática e Interdisciplinaridade. Campinas. SP: Papirus, 2012.
  • [4] GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM INTERDISCIPLINARIDADE (GEPI). Educação: Currículo – Linha de Pesquisa: Interdisciplinaridade – v. 1, n. 2 (out. 2012) Periodicidade anual.– São Paulo: PUCSP, 2012.
  • [5] MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. 4.ed. – São Paulo: Atlas, 2010.
  • [6] MESQUITA, Cristiane. FAÇANHA, Astrid. (Org.) Styling e Criação de Imagem e Moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.
  • [7] STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores / Strunck 160p.- Rio de Janeiro: Rio Books. 2a edição, revisada e atualizada, 2003.
  • [8] UNIBH. Centro Universitário de Belo Horizonte Edital do Trabalho Interdisciplinar de Graduação - Bacharelado em Design - Módulo III. Belo Horizonte: Segundo semestre de 2016.
Como citar:

Almeida, Rangel Benedito Sales de; Souza, Teresa Campos Viana; "Transdisciplinaridade no design: proposta para a identidade visual da equipe BH Rugby", p. 728-741 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-63

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações