Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Trajetória histórica do ensino de Design naUniversidade do Estado de Minas Gerais-UEMG

Historical trajectory of design teaching at the StateUniversity of Minas Gerais -UEMG

Corrêa, Maira Pires; Neto, Eurico Fernandes Figueiredo; Rezende, Edson José Carpintero;

Artigo completo:

O presente artigo traz uma trajetóriahistórica a respeito do designna Universidade do Estado de MinasGerais,apresentando uma investigação sobre a evolução do método de ensino utilizado nos cursos debacharelado da Escola de Design ao longo dos anos. A reflexão aqui proposta surge como um breveapanhado de rico conteúdo, ainda pouco explorado e carente de documentação. Para tal, tomou-secomo referência a consulta de livros, artigos e trabalhos acadêmicos, assim como de depoimentos dospersonagens que participaram do percurso da Escola de Design da UEMG. Deste modo, objetivou-seanalisar o desenvolvimento da metodologia utilizada pelo corpo docente da instituição na formaçãodos estudantes. Ademais, buscou-se verificar a importância da união entre conhecimento prático eteórico para elaboração de um diagnóstico sobre o saber acadêmico de design. Contudo, pretendeuse resgatar parte da história, do desenvolvimento e da consolidação do ensino mineiro de design emnível superior.

Artigo completo:

This article presents a historical trajectory about design at the State University of MinasGerais, bringing an investigation about the teaching method used in the bachelor's degree courses inSchool of Design. The reflection proposed here appears as a brief survey of rich material, still littleexplored and lacking in documentation. For that, reference was made of books, articles and academicworks, as well as testimonies of the characters who participated in the history of the UEMG's DesignSchool. In this way, the objective is to analyze the development of the methodology used by theteaching staff of the institution in the graduation of students. In addition, it seeks to verify theimportance of the union between practical and theoretical knowledge, elaborating a diagnosis aboutthe academic knowledge of design. However, it intends to recover part of the history about thedevelopment and consolidation of the Minas Gerais design education.

Palavras-chave: UEMG; design; linha do tempo; método de ensino; reflexão,

Palavras-chave: UEMG; design; timeline; teaching method; reflection,

DOI: 10.5151/cid2020-115

Referências bibliográficas
  • [1] ABREU, Simone Maria Brandão Marques de. Aspectos subjetivos relacionados ao design de ambientes:
um desafio no processo projetual. 2015. 159f. Dissertação (Mestrado em Design) Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG. Belo Horizonte, 2015.
  • [2] AGUIAR, Dorinha. O Design em Minas – 50 anos. Edição Especial. Belo Horizonte, 2006.
  • [3] BAHIA, Isabella Pontello. Da Decoração ao Design
 de Ambientes: mudanças e permanências, um estudo sobre a experiência na Escola de Design da UEMG. BRAGA, Marcos da Costa; ALMEIDA, Marcelina das Graças; DIAS, Maria Regina Álvares Correia (Org.). In: Histórias do design em Minas Gerais. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017. p. 49-67.
  • [4] BOMFIM, Gustavo Amarante. Desenho Industrial: uma proposta para reformulação do currículo mínimo, 1978. 133f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/COPPE/UFRJ-Rio de Janeiro, 1978.
  • [5] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2004.
  • [6] CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac &Naif, 2012.
  • [7] CARVALHO, Ana Paula Coelho de. O ensino paulistano de design: a formação das escolas pioneiras, 2012. 300f. Dissertação (Mestrado em Design e Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo / FAUUSP, 2012.
  • [8] COUTO, Rita Maria de Souza. Escritos sobre ensino de design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 200
  • [9] DIAS, M. Regina Álvares; SAFAR, Giselle Hissa; AVELAR, JohelmaPires; "The historical trajectory of the pioneers of design education in Brazil: ESDI/ UERJ and ED/UEMG", p. 83-87. In: Farias, Priscila Lena; Calvera, Anna; Braga, Marcos da Costa & Schincariol, Zuleica (Eds.). Design frontiers: territories, concepts, technologies [ICDHS 2012 - 8th Conference of the International Committee for Design History & Design Studies]. São Paulo: Blucher, 2012. São Paulo: Blucher, 2014.
  • [10] ED-UEMG, Escola de Design – Universidade do Estado de Minas Gerais. História. Disponível em: . Acesso em 13 set. 2020.
  • [11] ESDI-UERJ, Escola Superior de Desenho Industrial – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. História: a Esdi. Disponível em: . Acesso em 13 set. 2020.
  • [12] FREITAS, Ana Luiza Cerqueira. O curso de desenho industrial da FUMA: da criação aos primeiros egressos. BRAGA, Marcos da Costa; ALMEIDA, Marcelina das Graças; DIAS, Maria Regina Álvares Correia (Org.). In: Histórias do design em Minas Gerais. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017. p.17-48.
  • [13] MOL, Iara Aguiar. Panorama histórico do Laboratório de Design Gráfico da Escola de Design da UEMG.
  • [14] BRAGA, Marcos da Costa; ALMEIDA, Marcelina das Graças; DIAS, Maria Regina Álvares Correia (Org.). In: Histórias do design em Minas Gerais. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017. p.95-1
  • [15] MOREIRA, Samantha Cidaley de Oliveira. História de vida docente: contribuições do professor Romeu Dâmaso para a construção da Escola de Design da UEMG. BRAGA, Marcos da Costa; ALMEIDA, Marcelina das Graças; DIAS, Maria Regina Álvares Correia (Org.). In: Histórias do design em Minas Gerais. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017. p. 69-94.
  • [16] NIEMEYER, Lucy. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 1997.
  • [17] NOLA, Luiz Henrique de Sena; CORRÊA, Maira Pires. Cap. IX. Pag. 127-136. Ética profissional e design de ambientes. Ética profissional e design de ambientes. In: REZENDE, Edson José Carpintero (org). Design de ambientes em pauta. Curitiba: Editora CRV, 2020.
  • [18] OZANAN, Luiz Henrique. O curso de design em Minas Gerais: da FUMA a Escola de Design, 2005. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações /Unicor-Campus Betim, 2005.
  • [19] PAULA, Adma Jussara Fonseca de et al. Breve história e análise crítica do ensino do design no Brasil. Convergências: Revista de Investigação e Ensino das Artes. Portugal: Escola Superior de Artes Aplicadas / Instituto Politécnico Castelo Branco, v.III, n.5, 2010.
Como citar:

Corrêa, Maira Pires; Neto, Eurico Fernandes Figueiredo; Rezende, Edson José Carpintero; "Trajetória histórica do ensino de Design naUniversidade do Estado de Minas Gerais-UEMG", p. 1530-1543 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-115

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações