Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Trajetória de um tópico sobre gestão criativa do design: estratégias de como transformar ideias em negócios

Trajectory of a topic on creative design management: strategy to transform ideas in business

TEIXEIRA, Carlos Marcelo Campos ; VIZIOLI, Renato ;

Artigo:

Este artigo apresenta a análise da trajetória de um tópico especial, relacionado a criatividade, concebido para alunos dos cursos de arquitetura e urbanismo e design da Universidade Presbiteriana Mackenzie, com o intuito de estimulá-los a saírem da zona de conforto, provocando um rompimento dos paradigmas tradicionais de desenvolvimento, quando da abordagem de problemas complexos ou abertos. Neste tópico, foram apresentadas ferramentas criativas e métodos de investigação, baseados no instrumental do design estratégico, e conceitos da aprendizagem reflexiva, que durante a referida análise, potencializaram a capacidade cognitiva dos participantes, auxiliando-os a externalizar desejos e aspirações, levando-os a colocar em prática, de forma estratégica seu projeto de vida. Os participantes podem ter uma maior compreensão de como organizar suas ideias, e reduzir a chamada síndrome do papel em branco1, a clássica dificuldade de externalizar as primeiras ideias, e transformá-las em resultados tangíveis como projetos, trabalhos de conclusão do curso e futuros negócios.

Artigo:

This article presents the analysis of the trajectory of a “special topic” related to creativity conceived for students of architecture and urbanism and design courses at Universidade Presbiteriana Mackenzie, to encourage them to leave their comfort zone, causing a break with traditional paradigms of development when approaching complex or open problems. In this topic, creative tools and research methods based on strategic design tools and the reflexive learning concept was applied to this analysis was presented, and enhancing the participants' cognitive capacity, helping them to express desires and aspirations, leading them to strategically put their life project into practice. Participants can have a greater understanding of how to organize their ideas, and reduce the so-called “blank paper syndrome”, the classic difficulty of externalizing the first ideas, and transforming them into tangible results such as projects, course conclusion works and future business.

Palavras-chave: Gestão do Design; Design Estratégico; Criatividade.,

Palavras-chave: Design Management; Strategic Design; Creativity.,

DOI: 10.5151/ped2022-1694960

Referências bibliográficas
  • [1] BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.
  • [2] BROWN, Tim. Design thinking - uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. São Paulo: Alta Books, 2018.
  • [3] BUCHANAN, Richard; Wicked problems in design thinking, Design Issues, Vol. 8, No. 2 (Spring, 1992), pp. 5-21
  • [4] BUZAN, Tony. Dominando a técnica dos mapas mentais: guia completo de aprendizado e o uso da mais poderosa ferramenta de desenvolvimento da mente humana 1ª. ed. São Paulo: Cultrix, 2019.
  • [5] CAMPOS, Maria Luiza de Almeida Campos; GOMES, Hagar Espanha. Taxonomia e classificação: a categorização como princípio. Bahia: VIII ENANCIB – Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2007.
  • [6] CHING, Francis D. K. Arquitectura, forma, espacio y orden, Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SL, 2015.
  • [7] COVEY, Franklin. Programa de aperfeiçoamento da liderança da Embraer - liderando na organização - gerenciando a si mesmo e liderando pessoas. São Paulo: Franklin Covey Educação Corporativa, 200
  • [8] EVANS, J.H. Basic design concepts. Journal of the American Society for Naval Engineers, Vol. 71, No. 4, 671-678, 1959.
  • [9] FERGUSON, Kirby. Everything is a remix, vídeo disponível em: https://youtu.be/nJPERZDfyWc, acessado em: fevereiro de 2022.
  • [10] HAN, Byung-Chul; Sociedade do cansaço, 2rd ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2017.
  • [11] LOBACH, Bernd. Design Industrial. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2000.
  • [12] MALLARMÉ, Stéphane. Material de lectura – serie poesía moderna – 27, Departamento de Humanidades, Dirección General de Difusión Cultural UNAM, México, 2008.
  • [13] MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • [14] NORMAN, Donald. Emotional design: why we love (or hate) everyday things, New York, Basic Books, 2004.
  • [15] PETERS, Tom. Essentials Design - innovate, differentiate, communicate, New York: Dorling Kindersley Ltd, 2005.
  • [16] SCHÖN, Donald A. Educating the reflective practitioner - toward a new design for teaching and learning in the professions, London: Jossey-Bass Publishers, 1987.
  • [17] SCHÖN, Donald A. The reflective practitioner - how professionals think in action, Basic Books, 1984.
  • [18] SILVA, Maurício José Vianna. Design thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro, MJV Press, 2012.
  • [19] SIMON, Herbert Alexander. The sciences of the artificial, Mit Press; 3rd ed, 1996.
  • [20] STERNBERG, Robert J.; STERNBERG, Karin. Cognitive psychology, Belmont, Wadsworth, 2012.
  • [21] VASSÃO, Caio Adorno. Metadesign: ferramentas, estratégias e ética para a complexidade, São Paulo, Blücher, 2010.
  • [22] VASSÃO, Caio Adorno. Metadesign e Meta-aprendizagem: da estética ao cosmo, disponível em:https://caiovassao.medium.com/metadesign-e-meta-aprendizagem-da-estética-ao-cosmo-1f35b7b9a92b. Acessado em março de 20
  • [23] VIZIOLI, Renato. Integração da engenharia do valor e do "design thinking" no processo de desenvolvimento de produtos. 2019. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica de Projeto de Fabricação) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
  • [24] VIZIOLI, Renato; KAMINSKI, Paulo C. Problem definition as a stimulus to the creative process: analysis of a classroom exercise, Journal of Technology and Science Education, Vol. 7, No. 3, pp. 274 - 290, 2017.
Como citar:

TEIXEIRA, Carlos Marcelo Campos; VIZIOLI, Renato; "Trajetória de um tópico sobre gestão criativa do design: estratégias de como transformar ideias em negócios", p. 4420-4440 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-1694960

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações