Julho 2025 vol. 11 num. 1 - XV Encontro Científico de Física Aplicada

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Tradições de pesquisa no ensino de astronomia: incidência temática e léxica nas comunicações orais do EPEF

Research Traditions in Astronomy Education: Thematic and Lexical Incidence in EPEF Oral Communications

Kach, Hossne Barros ; Reboredo, Guilherme Carneiro ;

Artigo:

Analisamos a evolução das tradições de pesquisa no Ensino de Astronomia nacional, tomando como objeto as comunicações orais dispostas nas ATAS do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) entre 2004 e 2024. Mapeamos todos os trabalhos contendo o descritor "astronomia" (título, resumo ou palavras-chave), mediante metodologia descritiva quanti-qualitativa. Processamos os dados com o software IRAMuTeQ para análise de co-ocorrência léxica e construção de rede complexa semântica. Identificamos três fases: embrionária (2004-2013), com uma produção incipiente; expansão (2014-2020), com crescimento de 400% na produção e emergência de temas como "astronomia indígena" e "BNCC"; e consolidação (2022-2024), marcada por sofisticação teórico-metodológica e novos eixos temáticos. Predominaram os eixos "Ensino e aprendizagem" (28%) e "Formação docente" (23%), enquanto "Linguagem e cognição" e "CTSA" (ambos 2,5%) apresentaram sub-representação. A análise semântica destacou um núcleo central articulado entre "formação de professores" e "educação não formal", mas revelou conexões frágeis entre "inclusão" e o núcleo disciplinar. Concluímos que, embora pedagogicamente consolidado, o campo mantém assimetrias temáticas e desafios para integrar agendas interdisciplinares, demandando políticas articuladas de formação docente e diversificação metodológica.

Artigo:

We analyzed the evolution of research traditions in Astronomy Education in Brazil, examining oral communications from the Proceedings of the Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) between 2004 and 2024. We mapped all papers containing the descriptor "astronomy" (title, abstract, or keywords) using a descriptive quanti-qualitative methodology. Data were processed with IRAMuTeQ software for lexical co-occurrence analysis and construction of a semantic complex network. We identified three phases: incipient (2004-2013), with minimal scholarly output; expansion (2014-2020), featuring 400% production growth and emerging themes like "indigenous astronomy" and "BNCC"; and consolidation (2022-2024), marked by theoretical-methodological sophistication and new thematic axes. The axes "Teaching and Learning" (28%) and "Teacher Education" (23%) predominated, while "Language and Cognition" and "STSE Education" (both 2.5%) were underrepresented. Semantic analysis revealed a core nexus between "teacher education" and "non-formal education," but fragile connections between "inclusion" and the disciplinary core. We conclude that despite pedagogical consolidation, the field maintains thematic asymmetries and challenges in integrating interdisciplinary agendas, necessitating integrated teacher education policies and methodological diversification.

Palavras-chave: Pesquisa no Ensino de Astronomia, Tradições de Pesquisa, EPEF,

Palavras-chave: ECFA, complex networks, social representation,

DOI: 10.5151/xvecfa-2025004

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Como citar:

Kach, Hossne Barros; Reboredo, Guilherme Carneiro; "Tradições de pesquisa no ensino de astronomia: incidência temática e léxica nas comunicações orais do EPEF", p. 14-20 . In: Anais do XV Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xvecfa-2025004

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