Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Tríade Design-Interdisciplinaridade-Complexidade: o poder da relação do jovem de baixa renda com a universidade

Triad Design-Interdisciplinarity-Complexity: the power of the relationship of the lowincome youth with the university

Moreira, Marina; PINA, Fernanda; RIPPER, José Luiz;

Artigo:

Este artigo continua investigação que analisa as experiências vivenciadas por jovens de comunidades de baixa renda no ambiente universitário. Retoma-se questões relativas à interdisciplinaridade, o papel social da universidade e o contexto destes jovens norteadas pelo do Design. Este Design, entendido um processo para tratar questões complexas, referente a inclusão destes jovens na universidade, reforçando a tríade Design-Interdisciplinaridade-Complexidade. Complementar a uma primeira coleta de dados realizada junto a jovens envolvidos com atividades promovidas por um núcleo interdisciplinar e um laboratório de Design da PUC-Rio, publicada no P&D 2016, este artigo retrata outra fase, apoiando a identificação de características do desenvolvimento humano. As atividades estão pautadas em um objetivo de transformar diferentes escalas: vegetal, animal e biológica. Tais transfomações se motraram fontes de ações e escolhas, uma aventura provinda da curiosidade e fazeres, que reforçou a capacidade desses aprendizes a contruir, compartilhar e avalliar novas informações, os levando a novas perspectivas.

Artigo:

This article continues research that analyzes the experiences of young people from low income communities in the university environment. Resume issues related to interdisciplinarity, the social role of the university and the context of these young people guided by the Design. This Design, understood as a process to deal with complex issues, concerning the inclusion of these young people in university, reinforcing the Triad Design-Interdisciplinarity-Complexity. Complementing a first data collection conducted with young people involved in activities promoted by an interdisciplinary nucleus and a PUC-Rio Design Laboratory, published in the P & D 2016, this article portrays another phase, supporting the identification of human development characteristics. The activities are based on a goal of transforming different scales: vegetal, animal and biological. These transformations were fueled by sources of actions and choices, an adventure derived from curiosity and doings, which reinforced the ability of these apprentices to build, share and gather new information, leading them to new perspectives.

Palavras-chave: Design; jovem de baixa renda; universidade,

Palavras-chave: Design; low-income youth; university,

DOI: 10.5151/ped2018-4.3_ACO_49

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Moreira, Marina; PINA, Fernanda; RIPPER, José Luiz; "Tríade Design-Interdisciplinaridade-Complexidade: o poder da relação do jovem de baixa renda com a universidade", p. 4160-4174 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_49

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações