Fevereiro 2016 vol. 2 num. 4 - GAMPI Plural 2015

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Trabalho em equipe e colaboração: oportunidades de pesquisa com estudantes de Design

Teamwork and collaboration: research opportunities with Design students

SILVA, Arabella N. G. ; HEEMANN, Adriano ;

Artigo Completo:

A habilidade de trabalhar em equipes é exigida do Designer para sua atuação profissional e é exercitada durante sua trajetória acadêmica. Neste contexto, este artigo descreve uma Revisão Bibliográfica Sistemática realizada com o intuito de identificar oportunidades de pesquisa sobre a colaboração em equipes formadas por estudantes de Design. Foram selecionados quinze artigos representativos de áreas do conhecimento distintas, que ofereceram oportunidades de pesquisa. Com base nos resultados, é possível sugerir que as ênfases das pesquisas sobre trabalho em equipe de estudantes se relacionam ao desempenho da equipe, à eficácia do trabalho, à avaliação dos resultados e a aprendizagem do aluno.

Artigo Completo:

The skills for teamwork is required of the Designer for their professional performance and is developed during their academic trajectory. In this context, this paper describes a Systematic Literature Review conducted in order to identify research opportunities for collaboration in teams of Design students. We selected fifteen article representing different knowledge areas and which offered research opportunities. Based on the results, we suggest that the emphasis of the research in student staff relate to the team's performance, the effectiveness of the work, evaluation of results and student learning.

Palavras-chave: trabalho em equipe; Design; ensino superior,

Palavras-chave: teamwork; Design; higher education,

DOI: 10.5151/despro-gamp2015-AC_T3_01

Referências bibliográficas
  • [1] ALLEN, D. E; DONHAM, R. S.; BERNHARDT, S. A. Problem-Based Learning. New Directions for Institutional Research, n. 128, p. 21-29, 201
  • [2] CARVER, T. L.; STICKLEY, A. Teamwork in firsty year law units: Can it work? Journal of University Teaching & Learning Practice, Cambridge, v. 9, n. 2, 201
  • [3] CHEN, C. Y.; HONG, Y. C.; CHEN, P. C. Effects of the meetings-flow approach on quality teamwork in the training of software capstone projects. IEEE Transactions on Education, Taiwan, v. 57, n. 3, p. 201-208, aug. 2014.
  • [4] CONFORTO, E.C,; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO – CBGDP, 8., Porto Alegre, 2011. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2011. p. 1-12.
  • [5] CURRAN, E.; CARLSON, K.; CELOTTA, D. T. Changing attitudes and facilitating understanding in the undergraduate statistics classroom: A collaborative learning approach . Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, Indianapolis, v. 13, n. 2, p. 49-71, may. 2013.
  • [6] FRENCH, K. A.; KOTTKE, J. L. Teamwork satisfaction: Exploring the multilevel interaction of teamwork interest and group extraversion. Active Learning in Higher Education, Thousand Oaks, V. 14, N. 3, P. 189-200, 2013.
  • [7] GILLESPIE, J. Enhancing social work education through team-based learning. Journal of Social Work Education, Londres, v. 48, n. 2, p. 377-387, 2012.
  • [8] HIDAYANTO, A. N.; SETYADY, S. T. Impact of collaborative tools utilization on group performance in university students. The Turkish Online Journal of Educational Technology, v. 13, n. 2, p. 88-98, apr. 2014.
  • [9] HILLIER, J.; DUNN-JENSEN, L. N. Groups Meet . . . Teams improve: Building teams that learn. Journal of Management Education, Thousand Oaks, v. 37, n. 5, 704-733, 2012.
  • [10] HUGHES, R. L.; JONES, S. K. Developing and assessing college student teamwork skills. New Directions for Institutional Research, n. 149, p. 53-64, 2011.
  • [11] KELLEY, Tom. A arte da inovação. Lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de Design. São Paulo: Futura, 2001.
  • [12] KEMERY, E. R.; STICKNEY, L. T. A multifaceted approach to teamwork assessment in an undergraduate business program. Journal of Management Education, Thousand Oaks, v. 38, n. 3, p. 462-479, 2014.
  • [13] LIANG, J. S. Learning in troubleshooting of automotive braking system: a project-based teamwork approach. British Journal of Educational Technology, Oxford, v. 43, n. 2, p. 331-352, 2012.
  • [14] MONTAGNA, G. et al. O Designer de produto como elemento de ligação nas equipas multidisciplinares. Revista Lusófona de Educação, n.20, 2012, p.99-108.
  • [15] PORTER, C. O. L. H.; GOGUS, C. I.; YU, R. C. F. When does teamwork translate into improved team performance? A resource allocation perspective. Small Group Research, Thousand Oaks, v.41, n. 2, p.221-248, apr. 2010.
  • [16] RHEE, J.; PARENT, D.; BASU, A. The influence of personality and ability on undergraduate teamwork and team performance. SpringerPlus, Heidelberg, v. 2, n. 1, p. 1-14, 2013.
  • [17] RIEBE, L. et al. Teamwork: effectively teaching an employability skill. Education + Training, v. 52, n. 6/7, p. 528-539, 2010.
  • [18] TSAY, M.; BRADY, M. A case study of cooperative learning and communication pedagogy: Does working in teams make a difference? Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, Indianapolis, v. 10, n. 2, p. 78-89, jun. 2010.
Como citar:

SILVA, Arabella N. G.; HEEMANN, Adriano; "Trabalho em equipe e colaboração: oportunidades de pesquisa com estudantes de Design", p. 180-188 . In: Anais do GAMPI Plural 2015 [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-gamp2015-AC_T3_01

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações