Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Tipografias em uso pelas universidades: um levantamento tipográfico a partir de websites universitários

Typographies in use by universities: a typographical survey on university websites

Sato, Susana Narimatsu ; Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar ;

Full Paper:

O artigo discute o uso de fontes tipográficas em websites oficiais de instituições de ensino superior, com o propósito de identificar as práticas atuais de tipografia dentre sites universitários, e de forma a contribuir com o delineamento de parâmetros objetivos para o desenvolvimento de produtos eficientes em termos de legibilidade e de transmissão tanto dos conteúdos informativos quanto da identidade das instituições que representam. Para tanto, foram observados os sites das 15 universidades que obtiveram melhor avaliação na edição de 2020 do QS World University Rankings. Adotando metodologia de pesquisa documental, o levantamento reuniu 742 dados com o intuito inicial de identificar: as fontes mais frequentes em sites de universidades; se há predominância entre tipos com ou sem serifa; o corpo (tamanho) médio das fontes; a proporção média entre corpo e entrelinha; as combinações de cor de texto e cor de fundo mais frequentes; se há alguma relação entre características da universidade e as fontes selecionadas. Concluiu-se que os sites universitários têm acompanhado os grandes portais de notícias no tocante à aplicação dos tipos (corpo, entrelinha, alinhamento, hifenização e cores), mas não na seleção das fontes (havendo prevalência de tipos sem serifa nas páginas analisadas).

Full Paper:

The paper discusses the use of typographic fonts on official university websites, in order to identify current typography practices among higher education institutions' websites, so as to contribute with objective parameters for the development of efficient products in terms of legibility, of transmitting the informative content and of communicating the institutions' identity. For this purpose, the websites of the 15 universities with the best evaluation in the 2020 edition of the QS World University Rankings were observed. Adopting a documental research methodology, 742 data were collected with the initial purpose of identifying: the most frequent typefaces on university websites; whether there is a predominance between types with or without serif; the average body height of the fonts; the average proportion between body height and leading; the most frequent text color and background color combinations; whether there is any relation between characteristics of the university and the selected fonts. It was concluded that university websites follow major news websites regarding the application of the types (body height, leading, alignment, hyphenation and color), but not in the selection of the typefaces (with a prevalence of sans serif fonts on the analyzed pages).

Palavras-chave: tipografia digital, legibilidade, sites universitários, identidade visual, tipografia,

Palavras-chave: digital typography, readability, university websites, visual identity, typography,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-013-351019-CIDI-Comunicacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Baines, P. & Haslam, A. (2002). Type & Typography. London: Laurence King.
  • [2] Bigelow, C., & Day, D. (1983). Digital Typography. Scientific American, 249(2), 106-119.
  • [3] Bringhurst, R. (2005). Elementos do estilo tipográfico. São Paulo, Cosac Naify.
  • [4] Callaghan, C. O. (2017). Comparing World University Rankings: THE, QS and Shanghai. Top Universities. Disponível em: www.topuniversities.com/student-info/university-
  • [5] news/comparing-world-university-rankings-qs-shanghai
  • [6] Cardinali, L. (2015). A tipografia customizada como elemento identitário em sistemas de
  • [7] identidades visuais. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, Brasil.
  • [8] Compton, Y. S. Texto na tela. In: Lupton, E. (Org.). Tipos na tela (pp. 48-77) (M. Bandarra,
  • [9] Trad.). São Paulo: Gustavo Gili.
  • [10] Constantin, J. (2013). Typographic Design Patterns and Current Practices 2013 Edition.
  • [11] Smashing Magazine. Disponível em: www.smashingmagazine.com/2013/05/typographic-
  • [12] design-patterns-practices-case-study-2013
  • [13] Constantin, J. (2009). Typographic Design Patterns and Best Practices. Smashing Magazine.
  • [14] Disponível em: www.smashingmagazine.com/2009/08/typographic-design-survey-best-
  • [15] practices-from-the-best-blogs
  • [16] Creesy, C. (2006). Monticello: The History of a Typeface. Printing History: The Journal of the
  • [17] American Printing History Association. XXV(1).
  • [18] Farias, P. L. (2016). Estudos sobre tipografia: letras, memória gráfica e paisagens tipográficas.
  • [19] Tese de Livre-docência, Universidade de São Paulo, Brasil.
  • [20] Farias, P. L. (2013). Tipografia Digital: O impacto das novas tecnologias (4a ed.). São Paulo: 2AB.
  • [21] Ferreira, D. (2019). Design Editorial Algorítmico. Dissertação de Mestrado, Universidade de
  • [22] Coimbra, Portugal.
  • [23] Gill, E. (1931). An Essay on Typography. Boston: David R. Godine.
  • [24] Kane, J. (2012). Manual dos Tipos (R. Bettoni, Trad.). Barcelona: Gustavo Gili.
  • [25] Li, E. (2018). Monti Sans. Princeton: Princeton University.
  • [26] Licko, Z. (1990). Can Fine Typography Exist in the ‘90s? U&lc, 17(3), 14-15. Disponível em:
  • [27] https://issuu.com/csisson/docs/u_lc_vol.17-3
  • [28] Mozina, K., Podlesek, A. & Bračko, S. (2019). Preserving typographic cultural heritage using
  • [29] contemporary digital technology. Journal of Cultural Heritage, 36, 166 - 173.
  • [30] Oxford. (2021). Introduction and history. University of Oxford. Disponível em:
  • [31] https://www.ox.ac.uk/about/organisation/history
  • [32] Princeton. (2021). Logo & Graphic Identity - Office of Communications. Princeton University.
  • [33] Disponível em: https://communications.princeton.edu/guides-tools/logo-graphic-identity
  • [34] QS. (2019). QS World University Rankings® 2020. Disponível em:
  • [35] www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2020
  • [36] Sorkin, E. (2011). Why and how I am making Merriweather. Disponível em:
  • [37] https://ebensorkin.wordpress.com/2011/02/11/why-and-how-i-am-making-merriweather
  • [38] Southall, R. (1985). Designing New Typefaces with Metafont. Stanford: Stanford University.
  • [39] Spiekermann, E. & Ginger, E. M. (1993). Stop Stealing Sheep & find out how type works. San
  • [40] Francisco: Adobe.
  • [41] Trevisan, R. (Ed.) (2015). Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo:
  • [42] Editora Melhoramentos.
  • [43] Unger, G. (2016). Enquanto você lê. (M. Galvão, Trad.). Brasília: Estereográfica.
  • [44] Unger, G. (2018). Theory of Type Design. Rotterdam: nai010 Publishers.
  • [45] Zirulnick, A. (2010). New world university ranking puts Harvard back on top. The Christian
  • [46] Science Monitor. Disponível em: https://www.csmonitor.com/World/2010/0916/New-world-
  • [47] university-ranking-puts-Harvard-back-on-top"
Como citar:

Sato, Susana Narimatsu ; Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar ; "Tipografias em uso pelas universidades: um levantamento tipográfico a partir de websites universitários", p. 162-173 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-013-351019-CIDI-Comunicacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações