Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Tipografia posta à prova: estudos sobre tipografia fluida em artefatos impressos

Typography put to the test: studies on fluid typography in printed artifacts

ZILBERSZTEJN, Marina Castelo ; MAZZILLI, Clice Toledo Sanjar ;

Artigo:

A pesquisa em andamento propõe examinar produções gráficas experimentais contemporâneas que operariam na fronteira entre palavra e imagem, se valendo de formas fluidas cuja identidade oscila entre verbal e pictórica. Interessa à pesquisa, em particular, lançar luz sobre as tecnologias gráficas usadas para a reprodução de tipos e para a produção de artefatos impressos, buscando compreender como exploram a tipografia em seu sentido amplo. Num primeiro momento, a discussão se volta, no âmbito nacional, para o contexto específico do Poema/Processo na Poesia Visual Brasileira. Em seguida, a discussão é feita em torno de produções recentes do coletivo de designers brasileiros Laboratório Gráfico Desviante (São Paulo) e das produções reunidas em Amalgam, publicação periódica editada pelo designer iraniano baseado em Chicago Pouya Ahmadi. Estes conjuntos serão tomados como ponto de partida para a análise de processos que desconfiguram o texto em seu sentido estritamente verbal - aquele que se articula lógica, discursiva e linearmente - de modo a produzir uma relação mais instável entre escrita e visualidade. O projeto conduzirá o debate a partir de perspectivas teóricas levantadas pelas pesquisadoras brasileiras Lucrécia D'Alessio Ferrara (1986), com as noções de "leitura e texto não-verbal" e "linguagem sem código", e Vera Lúcia Nojima (2016), com o conceito de "linguagem híbrida do design", pela britânica Barbara Brownie e o conceito de "caractere fluido"; e pelos parâmetros histórico-críticos encampados pela curadoria da exposição História da Poesia Visual Brasileira (São Paulo, 2019). Espera-se que a pesquisa possa contribuir para o estudo e sistematização de produções gráficas contemporâneas de caráter híbrido e/ou experimental, a saber, na fronteira entre o verbal e o pictórico, subsidiando a discussão em torno da caracterização das práticas que subjazem aos campos das artes visuais e do design gráfico.

Artigo:

The ongoing research proposes to examine contemporary experimental graphic productions that operate on the threshold between word and image, draw upon fluid forms whose identity fluctuate between the verbal and the pictorial or abstract. The research is interested, in particular, in shedding light on the graphic technologies used for the reproduction of type and for the production of printed artifacts, seeking to understand how they explore typography in its broad sense. In a first moment, the discussion regards, at the national level, the specific context of Poema/Processo in Brazilian Visual Poetry. Then, the discussion is made around recent productions of the Brazilian designers collective Laboratório Gráfico Desviante (São Paulo) and the productions compiled in Amalgam, a periodical publication edited by the Iranian Chicago-based designer Pouya Ahmadi. These sets will be taken as a starting point for the analysis of processes that affect the text in its strictly verbal identity - that which is articulated logically, discursively and linearly - in order to produce a more unstable relationship between type and visuality. The research will lead the debate from theoretical perspectives raised by Brazilian researchers Lucrécia D'Alessio Ferrara (1986), with the notions of "non-verbal text and reading" and "language without code," and Vera Lúcia Nojima (2016), with the concept of "hybrid design language," by the British researcher Barbara Brownie and the concept of "fluid letterforms"; and by the historical-critical parameters embraced by the curatorship of the exhibition History of Brazilian Visual Poetry (São Paulo, 2019). It is hoped that the research can contribute to the study and systematization of contemporary graphic productions of hybrid and/or experimental character, namely, on the border between the verbal and the pictorial, subsidizing the discussion around the characterization of the practices that underlie the fields of visual arts and graphic design.

Palavras-chave: tipografia fluida; design gráfico contemporâneo; linguagem híbrida do design,

Palavras-chave: Fluid typographic forms; contemporary graphic design; design hybrid language,

DOI: 10.5151/6spdesign-041

Referências bibliográficas
  • [1] AHMADI, P. (Org.). 202 Amalgam. vol. III. Chicago: University of Illinois.
  • [2] BRAIDA, F.; NOJIMA, V. 2016. A linguagem híbrida do design. Cadernos de Estudos Avançados em Design - Design e Semiótica. [v. 10]: [p. 57]–[p. 71]. Barbacena: Eduemg.
  • [3] BROWNIE, B. 2012. The Behaviours of Fluid Characterforms in Temporal Typography. [Tese de doutorado], [University of Hertfordshire], Hertfordshire.
  • [4] FERRARA, L. 1986. Leitura sem palavras. São Paulo: Editora Ática.
  • [5] NAVAS, A. 2019 Utopias da linguagem (anotações práticas). In: BRUSCKY, Paulo; BRUSCKY, Yuri. (org.). História da Poesia Visual Brasileira [Catálogo da exposição]. São Paulo: SESC São Paulo.
Como citar:

ZILBERSZTEJN, Marina Castelo; MAZZILLI, Clice Toledo Sanjar; "Tipografia posta à prova: estudos sobre tipografia fluida em artefatos impressos", p. 81-82 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-041

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações