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TIPOGRAFIA, CRIANÇAS E MOTIVAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA INVESTIGATIVA

Matté, Volnei Antônio; Soares, Monique Crestani;

Resumo:

A expansão das tecnologias proporcionou diferentes possibilidades para a exploração da leitura em meios digitais. Como consequência, os segmentos do design antes pouco explorados, como a tipografia desenhada para facilitar o processo de leitura infantil e a personalidade tipográfica, ganham visibilidade e se destacam. Sabendo, assim, da importância da tipografia para o auxílio na leitura de crianças, o presente estudo propõe uma abordagem do design como motivador e facilitador da leitura por meio de aspectos motivacionais e da tipografia. Para isso, realizou-se uma pesquisa aplicada sobre os aspectos técnicos, formais e motivacionais da tipografia relacionados ao público infantil e os aspectos que influenciam na motivação da leitura. Tem como objetivos (i) identificar as bases da personalidade tipográfica e a sua relação com o público infantil e (ii) verificar se as crianças possuem capacidade de discernimento entre um tipo e outro, por meio de uma pesquisa quantitativa e qualitativa. Como resultado da pesquisa, pode-se notar que as crianças são sensíveis às variações tipográficas e que alguns parâmetros projetuais podem beneficiar a experiência das crianças e incentivá-las de forma que as mesmas tenham prazer na leitura.

Artigo selecionado para publicação na REVISTA D (http://seer.uniritter.edu.br/index.php/revistadesign)  

Resumo:

Palavras-chave: Tipografia; motivação; personalidade tipográfica.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0207

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Como citar:

Matté, Volnei Antônio; Soares, Monique Crestani; "TIPOGRAFIA, CRIANÇAS E MOTIVAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA INVESTIGATIVA", p. 2419-2430 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0207

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