Novembro 2021 vol. 9 num. 4 - I Seminário de Pesquisa PPGDesign

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

TFC – O desenvolvimento de uma fonte tipográfica digital como ferramenta de estudo de caligrafia

TFC – O desenvolvimento de uma fonte tipográfica digital como ferramenta de estudo de caligrafia

Novais, Carlos Eduardo Brito ; Coutinho, Solange Galvão ;

Artigo:

Um formato comum para o estudo da caligrafia é através de lâminas de estudo. Apesar de consolidado, observa-se problemas e a possibilidade de melhorias. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento da TFC - Foundational Hand, uma fonte tipográfica digital que tem como objetivo auxiliar no estudo da caligrafia através da construção de lâminas de estudo customizadas. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, a primeira no Brasil e a segunda na Inglaterra e Portugal, como um dos produtos do doutorado, em curso, de Carlos Eduardo Novais . A fonte foi disponibilizada gratuitamente em quatro versões e os resultados dos testes finais, bem como problemas e desdobramentos são apresentados ao final deste artigo.

Artigo:

Um formato comum para o estudo da caligrafia é através de lâminas de estudo. Apesar de consolidado, observa-se problemas e a possibilidade de melhorias. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento da TFC - Foundational Hand, uma fonte tipográfica digital que tem como objetivo auxiliar no estudo da caligrafia através da construção de lâminas de estudo customizadas. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas, a primeira no Brasil e a segunda na Inglaterra e Portugal, como um dos produtos do doutorado, em curso, de Carlos Eduardo Novais . A fonte foi disponibilizada gratuitamente em quatro versões e os resultados dos testes finais, bem como problemas e desdobramentos são apresentados ao final deste artigo.

Palavras-chave: Caligrafia; Design de Tipos; Design da Informação,

Palavras-chave: Caligrafia; Design de Tipos; Design da Informação,

DOI: 10.5151/isspppgdesign-06

Referências bibliográficas
  • [1] ARRIGHI, Ludovico degli. La operina, da imparare di scriuere littera cancellarescha. Roma. 1522
  • [2] BENNETT, Jim. Calligraphy For Dummies. Indiana: Wiley, 2007.
  • [3] BUGGY, Leonardo Araújo da Costa. Mecotipo: método de ensino de desenho coletivo de caracteres tipográficos. 2a. ed. Brasília: Estereográfica, 2018.
  • [4] BUZIAK, Cari. Calligraphy Magic: How to Create Lettering, Knotwork, Coloring and More. Estados Unidos: North Light, 2011.
  • [5] CLAYTON, Ewan. A history of learning to write. In: WILCOX, Timothy; CLAYTON, Ewan (org.). Handwriting: everyone’s art. Ditchling: Edward Johnston Foundation; Ditchling Museum, 1999. p. 9–18. Disponível em: www.ejf.org.uk/Resources/ejhandw.pdf.
  • [6] ENGELBRECHT, Lisa. Modern Calligraphy and Hand Lettering: A Mark-Making Workbook for Crafters, Cardmakers, and Journal Artists. Massachusetts: Quarry Books, 2008.
  • [7] FETTER, Sandro. Modelos caligráficos na escola brasileira: uma história do Renascimento aos nossos dias. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, [S. l.], 2012.
  • [8] GAUTHIER, Jeaneen. Calligraphy 101. 1. ed. Minneapolis: Creative Publishing Int’l, 2010.
  • [9] GOFFE, Gaynor; RAVENSCROFT, Anna. Taller de caligrafía. London: Könemann, 199
  • [10] HARRIS, David. The Calligrapher’s Bible: 100 Complete Alphabets and how to Draw Them. Nova Iorque: Barron’s, 2003.
  • [11] HARRIS, David. A arte da Caligrafia. São Paulo: Ambientes & Costumes, 2013.
  • [12] HENESTROSA, Cristóbal. Espaçamento. In: HENESTROSA, Cristóbal; MESEGUER, Laura; SCAGLIONE, José (org.). Como criar tipos: do esboço à tela. 1. ed. Brasília: Estereográica, 2014. p. 152.
  • [13] JENKINS, J. The Art of Writing. Cambridge: publisher not identified, 18
  • [14] LOAIZA, Fernando Romero; VALENCIA, Jorge Alberto Lozano; ARIAS, Rubén Darío Gutierréz. Caligrafía Expresiva, Arte y Diseño. Colômbia: Publiprint, 2010.
  • [15] LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
  • [16] MARSH, Don. Calligraphy. 1a ed. Cincinati: North Light Books, 1996.
  • [17] MEDIAVILLA, Claude. Caligrafía: del signo caligráfico a la pintura abstracta. Valência: Campgràfic, 2005.
  • [18] MEGGS, Philip B.; PURVIS, Alston W. História do design gráfico. 4. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
  • [19] NEWHALL, Arthur. Calligraphy & Letter Design: Learn the basics of creating elegant letter forms and discover of variety of styles and samples. Londres: Walter Foster Publishing, 1989.
  • [20] NOVAIS, Carlos Eduardo Brito; OLIVEIRA, Eduardo; COUTINHO, Solange. O desenvolvimento de um framework descritivo de ductus caligráfico. In: Blucher Design Proceedings 2019, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Editora Blucher, 2019. p. 2419–2433. DOI: 10.5151/ped2018-3.3_ACO_55.
  • [21] PRINCE, Lesley. An Introduction to Calligraphy. Birmingham: Turves Green, 1982.
  • [22] SASSOON, Rosemary. The practical guide to calligraphy. New York: Mud Puddle Books, 1995.
  • [23] SASSOON, Rosemary. The art and science of handwriting. Portland: Intellect, 2000.
  • [24] SPINILLO, Carla Galvão. An analytical approach to procedural pictorial sequences. 2000. The University of Reading, Reading, Inglaterra, 2000.
  • [25] WADDINGTON, Adrian. The Creative Calligraphy Source Book. Estados Unidos: Watson-Guptill Publications, 1996.
  • [26] WELLINGTON, Irene. The foundational hand. 1947. Disponível em: https://vads.ac.uk/digital/collection/CSC/id/3035/rec/58. Acesso em: 17 jul. 2021.
Como citar:

Novais, Carlos Eduardo Brito; Coutinho, Solange Galvão; "TFC – O desenvolvimento de uma fonte tipográfica digital como ferramenta de estudo de caligrafia", p. 60-72 . In: Anais do I Seminário de Pesquisa PPGDesign . São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/isspppgdesign-06

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações