Setembro 2025 vol. 12 num. 1 - XXXII Simpósio Internacional de Engenharia

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Testes virtuais de sistemas estruturais CNG/LNG em ônibus: Sensibilidade de conexões aparafusadas sob requisitos de segurança.

Virtual Testing for CNG/LNG structural systems in buses: Sensitivity of bolt connection under safety requirements.

RODRIGUEZ, Manuel Laso ; JUNIOR, Antonio José Rios ;

Trabalhos selecionados para publicação apenas:

"Testes virtuais se tornaram uma importante ferramenta no desenvolvimento de segurança automotiva, particularmente para veículos comerciais que utilizam sistemas de armazenamento de gás natural comprimido (CNG) e/ou gás natural liquefeito (LNG). Esta abordagem moderna combina sofisticadas análises computacionais com cálculos analíticos, possibilitando uma otimização no projeto sem deixar de atender os requisitos regulatórios. Durante um evento de colisão, conexões aparafusadas se tornam criticamente importantes à medida que o veículo experimenta pulsos de desaceleração, causando que toda a energia inercial da massa dos tanques de armazenamento seja transferida para o teto através das mesmas. Este cenário de carregamento dinâmico ressalta a importância de um bom projeto de conexões, especificações de torque bem definidas e uma precisa montagem a fim de prevenir danos por sobre aperto bem como perda de torque sob condições de uso. O presente trabalho segue o estipulado pelo regulamento UN R110.06 aplicado a sistemas de armazenamento CNG/LNG em veículos comerciais e apresenta uma metodologia focada em segurança para a integração deste tipo de componente no veículo."

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"Virtual testing has become an important tool in automotive safety development, particularly for commercial vehicles utilizing compressed Natural Gas (CNG) and/or liquefied natural gas (LNG) storage systems. This modern approach combines sophisticated computer simulations with analytical calculations, enabling design optimization while ensuring regulatory compliance. During a collision event, bolted connections become critically important as the vehicle experiences a deceleration pulse, causing all inertial energy from the tank storage mass to be transfer to the roof through the bolt connections. This dynamic loading scenario underscores the importance of a correct connection design, defined torque specifications and precise installation to prevent both over-tightening damage and operational loosening. This virtual test exercise follows the regulation UN R110.06 requirements applied to CNG/LNG storage systems in commercial vehicles and explains a safety-focused methodology for this type of component integration in the vehicle.

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DOI: 10.5151/simea2025-PAP61

Referências bibliográficas
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  • [4] VDI 2230 Systematische Berechnunghochbeanspruchter Schraubenverbindungen. Zylindrische Einschraubenverbindungen / Systematic calculation of highly stressed bolted joints. Joints with one cylindrical bolt. Blatt 1 / Part 1. November 2015.
  • [5] ABOUT THE AUTHORSAntonio José Ríos Junior, the author and presenter of this document is a mechanical engineer with more than 18 years of experience using CAE simulation tools to develop and validate products in the automotive industry. His current role is CAE Coordinator for Durability & Commercial Vehicles in IDIADA Automotive Technology, Brazil Business Unit. He is responsible for leading structural and durability projects in addition to training and developing young personnel in his team.
Como citar:

RODRIGUEZ, Manuel Laso; JUNIOR, Antonio José Rios; "Testes virtuais de sistemas estruturais CNG/LNG em ônibus: Sensibilidade de conexões aparafusadas sob requisitos de segurança.", p. 304-308 . In: Anais do XXXII Simpósio Internacional de Engenharia. São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2025-PAP61

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