Março 2021 vol. 7 num. 1 - XI Encontro Científico de Física Aplicada

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TENSILE TESTING AND DIGITAL IMAGE CORRELATION OF 22MnB5 PRESS HARDENED STEEL (PHS)

TENSILE TESTING AND DIGITAL IMAGE CORRELATION OF 22MnB5 PRESS HARDENED STEEL (PHS)

Rossi, A.; Abbade, L.; Lara, J. A. C.; Jesus, E. R. B.; Colosio, M. A.; Barbosa, L. P.; Rossi, J. L.; Mucsi, C. S.;

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A soldagem a ponto é uma ferramenta amplamente utilizada para unir peças em chapas na indústria automotiva. Como o aço 22MnB5 possui resistência mecânica adequada para suportar impactos laterais e tensões de capotamento, foi escolhido para uso no pilar B. Observou-se a necessidade do estudo das juntas soldadas a pontos, devido à crescente necessidade da indústria automobilística em reduzir o peso do veículo e aumentar a segurança dos passageiros em atendimento à Resolução do Conselho Nacional de Trânsito do Brasil - CONTRAN nº 751 sobre o teste de colisão lateral. A microestrutura deste aço, na condição como fabricada, é basicamente formada por ferrita e perlita, com limite de resistência à tração de 600 MPa. Este aço é projetado para passar por um resfriamento rápido durante a estampagem a quente. Após esse processo, este aço apresenta microestrutura completamente martensítica e resistência à tração próxima a 1500 MPa. Este trabalho teve como objetivo investigar a resistência mecânica de corpos de prova soldados a ponto em diferentes condições experimentais, observando as deformações durante os ensaios de tração. Os testes foram gravados digitalmente e os quadros sequenciados foram analisados por um método denominado correlação de imagem digital (CID).

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Spot welding is a widely used tool for joining sheets parts in the automotive industry. As 22MnB5 steel has the adequate mechanical strength to withstand lateral impact and rollover stresses, it was chosen for the use in B-pillar. It was observed the need to study the spot welded joints, due to the increased need of the automobile industry in reducing the weight vehicle and increasing the passengers' safety in compliance with Resolution of the National Traffic Council of Brazil - CONTRAN n° 751 on the lateral collision test. The microstructure of this steel, in the as fabricated condition, is basically formed by ferrite and perlite, with a tensile strength limit of 600 MPa. This steel is designed to undergo rapid cooling during hot stamping. After this process, this steel presents a completely martensitic microstructure and tensile strength close to 1500 MPa. This work aimed to investigate the strength of spot welded specimens under different experimental conditions, observing the deformations during the tensile tests. The tests were digitally recorded and the sequenced frames were analyzed using a method called digital image correlation (DIC).

Palavras-chave: solda a ponto, aço 22MnB5, CID - correlação de imagens digitais, PHS, aço para estampagem a quente.,

Palavras-chave: resistance spot weld, steel 22MnB5, DIC - digital image correlation, PHS, hot stamping.,

DOI: 10.5151/xiecfa-Rossi-A_R

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Como citar:

Rossi, A.; Abbade, L.; Lara, J. A. C.; Jesus, E. R. B.; Colosio, M. A.; Barbosa, L. P.; Rossi, J. L.; Mucsi, C. S.; "TENSILE TESTING AND DIGITAL IMAGE CORRELATION OF 22MnB5 PRESS HARDENED STEEL (PHS)", p. 67-74 . In: Anais do XI Encontro Científico de Física Aplicada. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/xiecfa-Rossi-A_R

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