Outubro 2021 vol. 7 num. 1 - V Congresso de Escolas Médicas

Revisão de Literatura - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Telemedicina e sua ascensão no Brasil do século 21

Telemedicina e sua ascensão no Brasil do século 21

Corsatto, Ricardo Fava ; Zampiva, Eulla Borges Hoft Nogueira Dutra ; Brito, Ana Gabriela Batista Pinheiro de ; Mendes, Sara Araújo de medeiros ; Lima , Hyale Melo ; Saquicela, Rodrigo Siguenza ;

Revisão de Literatura:

"**INTRODUÇÃO:** Estudiosos da telemedicina-TM- afirmam que ela tem sido um campo em ascendência no século XXI, dado que proporciona atenção médica aos pacientes e aos profissionais da saúde em locais distintos dos médicos. **OBJETIVOS**: Realizar uma revisão bibliográfica sistemática com o intuito de conhecer os aspectos positivos e negativos da TM. Não existe conflito de interesse neste trabalho.** MÉTODOS**: Foi feita uma revisão de literatura com busca no PubMed/MEDLINE e SciELO. Utilizando os descritores (“Telemedicine” AND ""Telehealth’) pesquisados no MeSH e no DeCS. Foram selecionados artigos nacionais e internacionais de revisões sistemáticas e de literatura, publicados nos últimos 10 anos. Todos os artigos tiveram seus resumos lidos e foram escolhidos os que abordavam os desafios e os benefícios sobre a TM. Após a aplicação dos critérios de inclusão e com a exclusão de artigos duplicados ou não disponíveis, restringiu-se para um total de 19 artigos.** RESULTADOS: **POSITIVOS: Envio de imagens médicas para avaliação de especialista a distância, tendo em vista que agilizaria os cuidados aos pacientes e, ao mesmo tempo, reduziria riscos e custos desnecessários. Já os sistemas de comunicações, como as videoconferências, portais assistenciais, e-mail com segurança de encriptação e sistemas colaborativos online, são outra vantagem da TM. Além disso, a TM poderá oferecer mais acesso à educação, ao conhecimento multicêntrico, à atualização profissional, e à pesquisa médica, para os estudantes e os médicos que se encontram em regiões mais afastadas.NEGATIVOS: No âmbito da relação médico-paciente há a preocupação com o arobotização do atendimento, no campo técnico existem desafios devido adistribuição igualitária das tecnologias que oferta esse tipo de atendimento.Já no âmbito da legalidade, o desafio diz respeito ao sigilo e à privacidadedas informações na prática da TM, visto que a Constituição Federal Brasileira,estabelece que ""são invioláveis a intimidade, a privacidade, a honra e aimagem das pessoas”³. No campo da ética, o resguardo vem do Código de ÉticaMédica, o qual relata ser “ vedado ao médico dar consulta, diagnóstico ouprescrição por intermédio de qualquer veículo de comunicação de massa” **.**** CONCLUSÕES: **Em suma, toda inovação pode trazer progressos e desafios, com a TM não é diferente, pois o conceito ainda precisa ser bem compreendido, visto que a TM não visa substituir integralmente a prática tradicional, mas sim aperfeiçoá-la."

Revisão de Literatura:

-

Palavras-chave: Telemedicina, ascensão, Século XXI,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2021-75

Referências bibliográficas
  • [1] MALDONADO, Jose Manuel Santos de Varge et al. Telemedicina: desafios à sua difusão no Brasil. Cad. Saúde Pública, 2016. 2. WEN, Chao Lung. Telemedicina e Telessaúde: oportunidade de novos serviços e da melhoria da logística em saúde. Revista Panorama, 2015. Disponível em: https://telemedicina.fm.usp.br/portal/wpcontent/uploads/2015/03/03132015_Revista_Panorama_Hospitalar_Fev_2015_pag24a26.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020. 3. MALDONADO, Jose Manuel Santos de Varge et al. Telemedicina: desafios à sua difusão no Brasil. Cad. Saúde Pública, 2016. 4. REZENDE, Edson José Carpintero et al. Ética e telessaúde: reflexões para uma prática segura. Revista Panamericana de Salud Pública, 2010. 5. LUZ, Protásio Lemos. Telemedicina e a Relação Médico-Paciente. Arq. Bras. Cardiol. v.113 n.1, 2019.
Como citar:

Corsatto, Ricardo Fava; Zampiva, Eulla Borges Hoft Nogueira Dutra; Brito, Ana Gabriela Batista Pinheiro de; Mendes, Sara Araújo de medeiros ; Lima , Hyale Melo; Saquicela, Rodrigo Siguenza ; "Telemedicina e sua ascensão no Brasil do século 21", p. 237-239 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2021-75

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações