Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
TECNOLOGIA ROBÓTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TEA
TECNOLOGIA ROBÓTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TEA
SANTOS, Douglas Ferreira dos; PICHLER, Rosimeri Franck
ARTIGO COMPLETO:
Este artigo tem como objetivo discutir estudos relacionados ao uso de tecnologia robótica como recurso de suporte para o desenvolvimento social e de aprendizagem de crianças com autismo. Para isso, conduziu-se uma revisão sistemática de literatura com finalidade mais abrangente e na qual, fez-se um recorte temático de onde foram selecionados 9 trabalhos condizentes com o assunto determinado. A partir disso, foram identificados estudos vindos de adaptações de artefatos, voltadas à inclusão de crianças com autismo, além de recursos desenvolvidos com finalidade social ou pedagógica já definida para tal contexto.
This article aims to discuss studies related to the use of robotic technology as a support resource for the social and learning development of children with autism. To achieve this, a systematic literature review was conducted with a broader purpose, focusing on a thematic selection from which 9 relevant works were chosen. From this selection, studies were identified involving adaptations of artifacts aimed at the inclusion of children with autism, as well as resources specifically developed for social or pedagogical purposes within this context.
Palavras-chave: None None
DOI: 10.5151/eneac2024-831547
Referências bibliográficas
- [1] "American Psychiatric Association (APA). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed Editora; 2014.
- [2] Autism. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/autism-spectrum-disorders?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMI8YLb8v3ahQMV3s3CBB3E_gC4EAAYASAAEgIn4_D_BwE>. Acesso em: 24 abr. 2024.
- [3] BARAKOVA, E. I.; LOURENS, T. Expressing and interpreting emotional movements in social games with robots. Personal and ubiquitous computing, v. 14, n. 5, p. 457–467, 2010.
- [4] BILLARD, A. et al. Building robota, a mini-humanoid robot for the rehabilitation of children with autism. Assistive technology: the official journal of RESNA, v. 19, n. 1, p. 37–49, 2007.
- [5] BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 25 abr. 2024.
- [6] CONTI, D. et al. Social robots to support practitioners in the education and clinical care of children: The CARER-AID project. Life span and disability, v. 23, n. 1, p. 17–30, 2020.
- [7] CRESWELL, J. W. Research Design: qualitative, quantitative and mixed methods approaches. 4ª ed. Los Angeles: SAGE Publications, 2014. p. 273.
- [8] FREITAS, H. et al. Using a humanoid robot as the promoter of the interaction with children in the context of educational games. International Journal of Mechatronics and Applied Mechanics, v. 1, n. 1, 2017.
- [9] GKIOLNTA, E.; ZYGOPOULOU, M.; SYRIOPOULOU-DELLI, C. K. Robot programming for a child with autism spectrum disorder: a pilot study. International journal of developmental disabilities, v. 69, n. 3, p. 424–431, 2023.
- [10] LINDSAY, S. Exploring skills gained through a robotics program for youth with disabilities. OTJR: occupation, participation and health, v. 40, n. 1, p. 57–63, 2020.
- [11] ROBINS, B. et al. Robot-mediated joint attention in children with autism: A case study in robot-human interaction. Interaction studies, v. 5, n. 2, p. 161–198, 2004.
- [12] ROBOTS.EDUCATION. Codey Rocky. Disponível em: https://www.robots.education/store/p310/Codey_Rocky.html. Acesso em 25 abr. 2024.
- [13] SHAHAB, M. et al. Utilizing social virtual reality robot (V2R) for music education to children with high-functioning autism. Education and information technologies, v. 27, n. 1, p. 819–843, 2022.
- [14] TAKEDA, D. Tudo que você precisa saber sobre autismo. Ludovica. Editora Chefe, 2017.
- [15] VALADÃO, C. T. et al. Analysis of the use of a robot to improve social skills in children with autism spectrum disorder. Research on Biomedical Engineering, v. 32, n. 2, p. 161–175, 2016."
Como citar:
SANTOS, Douglas Ferreira dos; PICHLER, Rosimeri Franck; "TECNOLOGIA ROBÓTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TEA", p-546-556.
In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/eneac2024-831547
últimos 30 dias
55
downloads
2
visualizações
5
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - TECNOLOGIA ROBÓTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TEA JO - Blucher Design Proceedings VL - 12 IS - 5 SP - 546 EP - 556 PY - 2024 T2 - X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-831547 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/tecnologia-robtica-como-recurso-pedaggico-e-de-desenvolvimento-social-para-crianas-com-tea-39562 KW - None ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{SANTOS20144,
title="TECNOLOGIA ROBÓTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TEA",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="12",
number="5",
pages="546 - 556",
year="2024",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-831547",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/tecnologia-robtica-como-recurso-pedaggico-e-de-desenvolvimento-social-para-crianas-com-tea-39562",
author="Douglas Ferreira dos SANTOS", "Rosimeri Franck PICHLER",
keywords="None",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Douglas Ferreira dos SANTOS, Rosimeri Franck PICHLER, TECNOLOGIA ROBÓTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO E DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL PARA CRIANÇAS COM TEA, Blucher Design Proceedings, Volume 12, 2024, Pages 546-556, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/eneac2024-831547 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/tecnologia-robtica-como-recurso-pedaggico-e-de-desenvolvimento-social-para-crianas-com-tea-39562) Palavras-chave:: None;