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Tecnologia e Gamificação para treinar comportamentos seguros no trabalho e em saúde: uma proposta no âmbito das indústrias do Estado de Santa Catarina

Tecnologia e Gamificação para treinar comportamentos seguros no trabalho e em saúde: uma proposta no âmbito das indústrias do Estado de Santa Catarina

BASTOS, Bruno Pires ; BOTOMÉ, Maira Mieko ; AGNOLIN, Guilherme ; FAUSTINO, Henrique de Andrade ;

Artigo:

As lesões osteomusculares acometem grande parte dos trabalhadores em decorrência da natureza da atividade de trabalho e do tempo de permanência na mesma postura. Com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores sobre os riscos ergonômicos assumidos durante a jornada de trabalho e mitigá-los, foi desenvolvido um protótipo de um jogo em Realidade Virtual (RV). Este jogo foi criado com base no método RULA, o qual detecta a postura assumida e emite um feedback ergonômico quando o indivíduo assume uma postura de risco. A construção da solução foi dividida em nove etapas, desde a criação dos algoritmos casados ao método RULA à prototipação final. O resultado alcançado possibilitou a criação de um jogo em RV como meio de promover o comportamento seguro em saúde e segurança nas plantas industriais de Santa Catarina.

Artigo:

As lesões osteomusculares acometem grande parte dos trabalhadores em decorrência da natureza da atividade de trabalho e do tempo de permanência na mesma postura. Com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores sobre os riscos ergonômicos assumidos durante a jornada de trabalho e mitigá-los, foi desenvolvido um protótipo de um jogo em Realidade Virtual (RV). Este jogo foi criado com base no método RULA, o qual detecta a postura assumida e emite um feedback ergonômico quando o indivíduo assume uma postura de risco. A construção da solução foi dividida em nove etapas, desde a criação dos algoritmos casados ao método RULA à prototipação final. O resultado alcançado possibilitou a criação de um jogo em RV como meio de promover o comportamento seguro em saúde e segurança nas plantas industriais de Santa Catarina.

Palavras-chave: ergonomia; realidade virtual; jogo; indústrias,

Palavras-chave: ergonomia; realidade virtual; jogo; indústrias,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-37

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

BASTOS, Bruno Pires; BOTOMÉ, Maira Mieko; AGNOLIN, Guilherme; FAUSTINO, Henrique de Andrade; "Tecnologia e Gamificação para treinar comportamentos seguros no trabalho e em saúde: uma proposta no âmbito das indústrias do Estado de Santa Catarina", p. 575-589 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-37

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