Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Técnicas de visualização: educação online em tempos difíceis

Visualization techniques: online education in hard times

Emanuel, Barbara ;

Full Paper:

"Este trabalho relata experiências em uma disciplina prática sobre técnicas de visualização, lecionada em2020, durante a pandemia de covid-19. Desenvolvida a partir de princípios de Educação Online, adisciplina baseou-se também em questões emocionais e lúdicas, além de questões de acessibilidade. Nocontexto de emergência sanitária, foi preciso planejar o conteúdo e as atividades práticas de forma aatender novas necessidades: exercícios sem uso de computador ou softwares de criação digital,estruturação do conteúdo para acesso assíncrono, construção colaborativa de conhecimento. Osresultados apontaram possibilidades e pontos de atenção não apenas para disciplinas lecionadasremotamente, como também para a prática em sala de aula."

Full Paper:

"This is a course case, presenting experiences from a practice-based course on visualization techniques,taught during the 2020 covid-19 pandemics. The development of the course followed principles of OnlineEducation, also considering aspects of accessibility and emotional connection. The sanitary emergencypresented us with new challenges, so the course had to be planned accordingly — computer-free andsoftware-free exercises, content asynchronously accessed, collaborative knowledge building. Results pointtowards possibilities and challenges, not only in remotely taught courses, but also in-class teaching."

Palavras-chave: educação, técnicas de visualização, estratégias didáticas,

Palavras-chave: education, visualization techniques, teaching strategies,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-046-340709-CIDI-Educacao_a.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Albers, J. (1975). Interaction of Color. New Haven: Yale University Press.
  • [2] Cairo, A. (2016). The Truthful Art: data, charts, and maps for communication. San Francisco:
  • [3] New Riders.
  • [4] Cairo, A. (2019). How Charts Lie: Getting Smarter about Visual Information. New York: W. W.
  • [5] Norton & Company.
  • [6] Cann, H. (2018). How to make hand-drawn maps. San Francisco: Chronicle Books.
  • [7] Dondis, D. A. (2003). Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes.
  • [8] Emanuel, B. (2010). Rhetoric in Graphic Design. Master Thesis. Dessau, Alemanha:
  • [9] Hochschule Anhalt.
  • [10] Fraser, T., & Banks, A. (2007). O guia completo da cor: livro essencial para a consciência das
  • [11] cores. São Paulo: Editora Senac.
  • [12] Frutiger, A. (2001). Sinais & Símbolos: Desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins
  • [13] Fontes.
  • [14] Hancock, J. G., Haworth, H., Hill, S., & King, S. (2018). The art of map illustration. Lake Forest:
  • [15] Quarto Publishing Group.
  • [16] Holtzschue, L. (2011). Understanding Color: An Introduction for Designers. Hoboken: John
  • [17] Wiley & Sons.
  • [18] Huff, D. (1954). How to lie with statistics. New York: W.W. Norton & Company.
  • [19] Itten, J. (2001). The Elements of Color. New York: John Wiley & Sons.
  • [20] Krygier, J., & Wood, D. (2011). Making Maps: A Visual Guide to Map Design for GIS. New York:
  • [21] The Guilford Press.
  • [22] Lupi, G., & Posavec, S. (2016). Dear Data: A Friendship in 52 Weeks of Postcards. New York:
  • [23] Princeton Architectural Press.
  • [24] Lupton, E., & Philips, J. C. (2015). Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify.
  • [25] McCloud, S. (2005). Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: M.Books.
  • [26] Monmonier, M. (1996). How to Lie with Maps. Chicago: The University of Chicago Press.
  • [27] Pimentel, M., & Carvalho, F. (2020). Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar
  • [28] massiva nem maçante! Acesso em 17 de novembro de 2020, disponível em SBC
  • [29] Horizontes: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/principios-educacao-online
  • [30] Roam, D. (2008). The Back of the Napkin. New York: Portfolio / Penguin Group.
  • [31] Santos, E. (2009). Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Actas do
  • [32] X Congresso Internacional Galego-Português de Psicologia. (pp. 5658-5671). Braga:
  • [33] Universidade do Minho.
  • [34] Tyner, J. A. (2010). Principles of Map Design. New York: The Guilford Press.
  • [35] Wong, D. M. (2010). The Wall Street Journal guide to information graphics: the dos and don'ts
  • [36] of presenting data, facts, and figures. New York: W. W. Norton & Company."
Como citar:

Emanuel, Barbara ; "Técnicas de visualização: educação online em tempos difíceis", p. 593-615 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-046-340709-CIDI-Educacao_a.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações