Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

TÉCNICAS DE RECONHECIMENTO DE PADRÃO APLICADO A MODELO DIGITAL DE TERRENO E INFLUÊNCIAS PARA O ESCOAMENTO DO VENTO

Fernandes, Luiza Cintra Fernandes ; Assireu, Arcilan T. ;

Artigo Completo:

Existe uma modificação do escoamento do vento pela ação do relevo, isso ocorre por causa de um predomínio de regime turbulento nos níveis mais baixos da atmosfera. Sabe-se que o aproveitamento eólico no Brasil se dá principalmente em regiões planas e litorâneas, e devido à indisponibilidade de novas áreas para futuros investimentos, há um estudo para aproveitar regiões de terrenos complexos, como exemplo reservatórios de água. Este trabalho apresenta a investigação da influência do relevo para o escoamento do vento, aplicado ao reservatório de Furnas, próximo a cidade de Guapé-MG. Técnicas de reconhecimento de padrões com a investigação do uso do operador de fragmentos (GPA) foram aplicados para a quantificação da rugosidade em sistemas aquáticos e adjacências. A investigação da influência do relevo em o nível de turbulência do vento foi expressa pelo índice de turbulência. A aplicação do GPA, versão 1D, adaptada neste estudo, para aplicações sobre o MDE indicou que o método conseguiu identificar as rugosidades no terreno, mas apenas quando estas eram bem baixas ou nulas, como no caso da água, não identificando partes no terreno que apresentavam rugosidades mais ou menos expressivas. No estudo do índice de turbulência verificou-se que os valores maiores são influenciados pelo relevo, como por exemplo, a ilha; e valores menores representam os ventos que sopram da água para terra. Verificou-se também, uma correlação com os resultados do GPA e o IT, visualmente clara. Neste estudo foi possível perceber que a instalação de geradores de energia eólica dentro do reservatório, ao invés da instalação no seu entorno, pode aumentar o aproveitamento eólico.

Artigo Completo:

Palavras-chave: MDE, índice de turbulência, GPA, energia eólica,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-193

Referências bibliográficas
  • [1] ASSIREU, A. T.; ROSA, R. R.; LORENZZETTI, J. A.; VIJAYKUMAR, N. L.;
  • [2] REMPEL, E. L.; RAMOS, F. M.; SÁ, L. D. A.; BOLZAN, M. J. A.; ZANANDREA, A.
  • [3] Sustentabilidade Gradient pattern analysis of short nonstationary time series: an application to Lagrangian data from satellite tracked drifters. International Journal of Modern Physica D, p.397-40 2002.
  • [4] ASSIREU, A. T. PIMENTA, F.M. FREITAS, R.M. Observações e modelagem da camada limite interna no entorno de extensos sistemas aquáticos. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36 n. 2 jun. 2014 (aprovado para publicação).
  • [5] BULLARD, J. E.; WIGGS, G.F.S.; NAHS, D. J. Experimental study of wind directional variability in the vicinity of a model valley. Geomorphology, 35, 127-143, 2000. Cordeiro, T. L. Quantificação da complexidade do relevo e suas implicações para propriedades aerodinâmicas. Dissertação de Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. 65p. 201
  • [6] EMBRAPA. Imagens SRTM para Minas Gerais. Disponível em:. Acessado em: 11/08/2015
  • [7] FREITAS, R. M. Laboratório virtual para visualização e caracterização do uso e cobertura da terra utilizando imagens de sensoriamento remoto. 2012. 255f. Tese (Doutorado em Computação Aplicada) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2012. Disponível em: .
  • [8] FURNAS. Sistema Furnas de Geração e Transmissão. Disponível em: Acessado em: 01/10/2015
  • [9] Mönnich, K.; Pacheco, A. Brasil: Implementando um campo de teste para verificação de modelo CFD. DEWI MAGAZIN N.35, p. 18-21, 200
  • [10] ROSA, R. R.; SHARMA, A. S.; VALDIVIA, J. A. Characterization of asymmetric fragmentation patterns in spatially extended systems. International Journal of Modern Physics C, v.10, n.01, p.147-163. 1999
  • [11] ROSA, R. R.; SHARMA, A. S.; VALDIVIA, J. A. Characterization of localized turbulence in plasma extended systems. International Journal of Modern Physica A, 257, p.509-514. 1998.
Como citar:

Fernandes, Luiza Cintra Fernandes; Assireu, Arcilan T.; "TÉCNICAS DE RECONHECIMENTO DE PADRÃO APLICADO A MODELO DIGITAL DE TERRENO E INFLUÊNCIAS PARA O ESCOAMENTO DO VENTO", p. 1922-1931 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-193

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações