artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Técnicas de gamificação em plataforma Moodle aplicadas a um curso sobre solução de conflitos

Moodle platform gamification techniques applied to a conflict resolution course

KAWAGOE, Akemi Leandra; MEDEIROS, Daniel Nascimento; CHULES, Magali Regina Kolakowski; FRAGELLI, Ricardo Ramos; SILVA, Wander Cleber Maria Pereira da; SILVA, Tiago Barros Pontes e; , ;

artigo:

O presente estudo consiste em analisar as possibilidades de gamificação de uma experiência de aprendizagem, empregando ferramentas livres, usáveis e úteis para educadores que não dominem ferramentas de programação. Para tanto, o processo de desenvolvimento da gamificação seguiu etapas orientadoras de desenvolvimento de ações de aprendizagem, ferramentas, metodologias e frameworks de planejamento e gamificação. Assim, todos os plug-ins relacionados à adaptação e gamificação disponíveis no diretório de plug-ins do site oficial da plataforma Moodle foram avaliados com base no framework Octalysis. Também são apresentados exemplos de uso das técnicas e drives da Octalysis a partir da implementação de determinados plug-ins.

artigo:

The present study aims to investigate the possibilities of gamification of a learning experience, using free, usable and useful tools for educators whom do not master programming tools. In this sense, the process of development of the gamification followed the development of learning actions, tools, methodologies and frameworks of planning and gamification. Thus, all the plug-ins related to adaptation and gamification available in the plug-in directory of the official site of the Moodle platform were evaluated according to the Octalysis framework. Examples of the implementation of the Octalysis techniques and drives of certain plug-ins are also presented.

Palavras-chave: educação; EaD; gamificação e Moodle,

Palavras-chave: education; distance education; gamification and Moodle,

DOI: 10.5151/ped2018-2.3_ACO_11

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

KAWAGOE, Akemi Leandra; MEDEIROS, Daniel Nascimento; CHULES, Magali Regina Kolakowski; FRAGELLI, Ricardo Ramos; SILVA, Wander Cleber Maria Pereira da; SILVA, Tiago Barros Pontes e; , ; "Técnicas de gamificação em plataforma Moodle aplicadas a um curso sobre solução de conflitos", p. 1103-1117 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.3_ACO_11

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações