Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

TAPETNIAS: O DESIGN DE UM JOGO DE INTERAÇÃO NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS

Silva, Jucelia S. Giacomini ; Gollnick, Samantha; Nazário, Amanda Guesser; Sperandio, Debora Eloise;

Artigo Completo:

O presente artigo descreve o desenvolvimento de um jogo, voltado para o público infantil, a fim de permitir conhecer melhor as diferenças e desconstruir os preconceitos de papéis e relações sociais de discriminação étnico-racial. Este jogo foi desenvolvido para crianças e orientado para o lazer, e também para o ensino dos diferentes aspectos culturais relacionados à discriminação étnica, inserindo a criança dentro do contexto que envolve estas questões. O projeto foi realizado a partir de pesquisa bibliográ fica que embasou a fundamentação teórica sobre os temas em questão e pesquisa de campo, realizada por meio da aplicação de questionários com o público-alvo, entrevistas com profissionais da área educacional, culminando no desenvolvimento de um jogo que trata das relações étnico-raciais de maneira simples e lúdica, buscando tornar o contato com essas questões mais dinâmico e divertido.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Jogo de interação. Design e Cultura; Etnias; Cultura Negra; Educação contra o Preconceito.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0312

Referências bibliográficas
  • [1] BAMPI, Amélia. O Direito de Brincar. 2014. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2016.
  • [2] BERNABEU, Natália; GOLDSTEIN, Andy. A brincadeira como ferramenta pedagógica. São Paulo: Paulinas, 201
  • [3] BISPO, Rose Alves. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO. 201 42 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Educação Infantil e Alfabetização, Ajes, Mato Grosso, 201 Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2016.
  • [4] COSTA, Esp.Olga Helena; SANTOS, Anderson Oramísio. Relações étnico-raciais na educação intantil: Implementação da lei 10.639/2003. 2010. Palmares Fundação Cultural.
  • [5] FONTOURA, Antônio M.; PEREIRA, Alice T. C. A criança e o design - aprender brincando. In: Anais do 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: FAAP, 2004.
  • [6] FONTOURA, Antônio Martiniano. E daDe: A educação de crianças e jovens através do design. 2002. 357f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
  • [7] GUEDES, Thiago Araújo; MENEGUZZI, Simone. Ações afirma tivas e o desenvolvimento do sentimento racista numa visão etnológica. Revista do Curso de Direito da Fsg: Fsg, v. 4, 4. 2008. Semestral. Disponível em: . Acesso em: 08 jun. 2016.
  • [8] MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Mec, 2004. 35 p. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2016.
  • [9] NICOLAU, Raquel Rebouças A.. ZOOM: Design, Teoria e Prática. João Pessoa: Ideia, 2013. 201 p. Disponível em: . Acesso em: 07 out. 2016.
  • [10] ONO. M. M. Design, Cultura e Identidade, no contexto da globalização . In: Revista Design em Foco, vol. I, núm. 1, julho-dezembro, 2004, pp. 53-66 Universidade do Estado da Bahia, BA. Disponível em ISSN 1807-3778.
  • [11] _______. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética/ Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. p 25.
  • [12] SANTOS, Mayara Pillegi Moura. Desenvolvendo experimentos gráficos que estimulem a criatividade na infância. Trabalho de Conclusão de Curso - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
  • [13] UDESC. Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). 2010. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2016.
  • [14] UNICEF. Convenção sobre os Direitos da Criança. 1989. Disponível em Acesso em: 06 jun. 2004.
  • [15] UNIFICADO, Movimento Negro. Introdução. 2006. Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2016.
Como citar:

Silva, Jucelia S. Giacomini ; Gollnick, Samantha; Nazário, Amanda Guesser; Sperandio, Debora Eloise; "TAPETNIAS: O DESIGN DE UM JOGO DE INTERAÇÃO NO CONTEXTO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS", p. 3635-3644 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0312

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações