Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Tangibilizando a lacuna de gênero por meio de representações gráficas de síntese: analisando o estado da arte

Tangibilizing the gender gap through graphical representations of synthesis: analyzing the condition of the art

Gonçalves, Thaynara Pinto ; Santos, Guilherme Marques de Araujo dos ; Noronha, Raquel Gomes ; , ;

Artigo:

A lacuna de gênero na área STEM (science, technology, engineering and mathematics) provém de uma cultura enraizada que precisa ser discutida e encolhida nos próximos anos, em prol da equidade de gênero e, portanto, neste artigo, relacionamos ao design que, como propagador de consciência social tem potencial para reduzi-la. Apresentamos dados e discussões sobre o tema por meio de uma revisão sistemática literária, analisando materiais que evidenciam e problematizam o tópico por meio de representações gráficas de síntese (RGS) como base de comunicação. Consultando as bases de dados da Capes, Google scholar, SciELO e BDTD encontramos 77 artigos nas suas bibliotecas, mas apenas 34 foram previamente avaliados e somente 10 selecionados para a análise final. Partindo desta seleção foi possível mapear projetos voltados para o ingresso e permanência de meninas na área, a disparidade de gênero e suas causas. Também observamos as brechas em pesquisas voltadas para esse tema e para o design ou que colocam as RGS como princípio de intercomunicação e não apenas apoio gráfico. Concluímos que apesar da quantidade de pesquisas sobre o tema, o que diz respeito ao design e às RGS ainda é superficial e a lacuna de gênero se dá por diversos motivos e não cessam com o acesso aos cursos.

Artigo:

The gap of gender in STEM (science, technology, engineering and mathematics) comes from a long- standing culture that must be discussed and minimized in next years, to promote gender equality, therefore in this article we linked to design the potential to promote social consciousness. We present data and discussions about the theme through a systematic literature review, analyzing materials that prove and discuss the topic through the graphical representation of synthesis(GRS) based on communication. Referring to the databases from Capes, Google Scholar, SciELO and BDTD we found 77 articles in our library, however only 34 were previously analyzed and solely 11 selected for final analysis. To the results, it was possible to map projects aimed to achieve and stay of girls in the field, gender disparity and their reasons. Also was noted the lack of research about the theme in design or that put the GRS representation as the start of intercommunication and not just as a graphic support. In conclusion, although the amount of research about the theme in terms of design and GRS still shallow, the gender gap has many causes and does not stop with the access to graduation courses.

Palavras-chave: design e ativismo; lacuna de gênero; representações gráficas de síntese; STEM/STEAM,

Palavras-chave: design e activism; gender gap; graphical representation of synthesis; STEM/STEAM,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-96

Referências bibliográficas
  • [1] "BERMAN, David B. Do good design: how design can change the world. Berkeley: New Riders,
  • [2] 2009.
  • [3] BRASIL. Objetivos do desenvolvimento sustentável – Agenda 2030. Disponível em: https://odsbrasil.gov.br. Acesso em 27 de fevereiro de 202
  • [4] BRUSCHINI, M. C. A. Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 132, p. 537–572, 2013.
  • [5] LA SALLES, Katia; RIBEIRO, Paulo Rogério; DE LA SALLES, Wendell; FERREIRA, Maria Silva; SOARES, Carlos de Salles; RIVERO Luis Jorge Enrique. Estimulando Meninas do Maranhão para as Carreiras de Exatas e Tecnologia. In: I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM (SMSTEM), 2020, São Paulo. Anais eletrônico. São José dos Campos, 2020.
  • [6] FEDERICI, Silvia. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.
  • [7] FONTANETTO, Renata Maria. Divulgação científica e gênero: o olhar de jovens mulheres para a temática mulheres nas ciências em vlogs. 2021. 240 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2021.
  • [8] FOUAD, N. A.; CHANG, W. H.; WAN, M.; SINGH, R. Women’s reasons for leaving the engineering field. Frontiers in Psychology, 8(875), 2017.
  • [9] GUEDES, Moema de Castro. A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a ideia da universidade como espaço masculino. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.15, supl., p.117-132, jun. 2008.
  • [10] HIRANO, Ligia Kaori. (Des)igualdade de gênero na área de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). 2021. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.
  • [11] KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho e relações de sexo. In: HIRATA, Helena; LE DOARÉ, Hélène; SENOTIER, Danièle (coord.) Dictionnaire critique du féminisme. PUF. 2000.
  • [12] MAIA, M. M. Limites de gênero e presença feminina nos cursos superiores brasileiros do campo da computação. Cadernos Pagu, n. Cad. Pagu, 2016 (46), p. 223–244, jan. 2016.
  • [13] MANZINI, Ezio. Design: quando todos fazem design - uma introdução ao design para a inovação social. São Leopoldo, RS: Ed. Unisinos, 2017.
  • [14] MENEZES, S. K. O; SANTOS, M. D. F. Gênero na Educação em Computação no Brasil e o Ingresso de Meninas na Área – uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 29, p. 456-484, maio 2021.
  • [15] MORALES, S; MORALES, O. ¿Por qué hay pocas mujeres científicas? Una revisión de literatura sobre la brecha de género en carreras STEM. ESIC International Journal of Communication, p. 118-133, 2020
  • [16] NORONHA, R. G.; ARAÚJO, M. G. L. Codesign e empoderamento: a produção de jogos com as quebradeiras de coco e seus rebentos em São Caetano – Maranhão. Revista Conexões UEPG, vol.15, n.1, p17-24, 2019.
  • [17] NORONHA, R. G.; GUIMARÃES, M. S. Craft production and design as women’s emancipation instruments. Strategic Design Research Journal, v.10 n.3, p.215-218, 20
  • [18] PADOVANI, S; HEEMANN, A. Representações Gráficas de Síntese (RGS) como artefatos cognitivos para aprendizagem colaborativa. Estudos em Design (online). Rio de Janeiro: v. 24, n. 1, p. 45 – 70, 2016.
  • [19] PADOVANI, S; BUENO, J. Representação gráfica de síntese (RGS): um guia para aplicação de dinâmicas de desenho colaborativo em cursos de design e áreas afins [recurso eletrônico]. Curitiba, UFPR, 2022.
  • [20] QUEIROZ, Cecília Telma. Avaliação de um programa para inclusão de meninas em STEM na Paraíba - Brasil : articulação entre o Ensino Médio e o Superior. 2018. 311 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
  • [21] RASCH, Fábio Antonio. Privação de liberdades femininas : uma análise da participação das mulheres nas áreas de ciência e tecnologia no Brasil entre 2004 e 2013. 2015. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
  • [22] REINKING, A. MARTIN, B. A brecha de gênero nos campos STEAM: Teorías, movimientos e ideas para involucrar a las chicas en entornos STEM. J. Novas Abordagens Educ. Res, n. 2 , 120–188, 2018.
  • [23] REZNIK, G, e MASSARANI, L. Mapeamento e importância de projetos para equidade de gênero na educação em STEM. Cadernos de Pesquisa, p. 52-XX, 2022.
  • [24] SANTOS, Aguinaldo dos; et al. Seleção do Método de Pesquisa. Curitiba: Insight, 2018.
  • [25] SAUR-AMARAL, Irina. Revisão sistemática da literatura. BUBOK. Lisboa, 2010.
  • [26] SILVA, U. F; FERREIRA, D. J; AMBRÓSIO, A. P.L; OLIVEIRA, J. L. DOS S. Problemas enfrentados por alunas de graduação em ciência da computação: uma revisão sistemática. Educação e Pesquisa, p. 48-XX, 2022.
  • [27] THORPE, A. Defining Design as Activism. Submitted to Journal of Architectural Education, 2011.
  • [28] WORLD ECONOMIC FORUM. Global Gender Gap Report. 2022. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/WEF_GGGR_2022.pdf. Acesso em 02 de março de 2023. "
Como citar:

Gonçalves, Thaynara Pinto; Santos, Guilherme Marques de Araujo dos; Noronha, Raquel Gomes; , ; "Tangibilizando a lacuna de gênero por meio de representações gráficas de síntese: analisando o estado da arte", p. 1429-1445 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-96

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações