Setembro 2023 vol. 10 num. 1 - XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Trabalho completo - Open Access.
Tampa de comando de válvulas para aplicação MAN (VWCO) Motor D08. Integração do separador de óleo, tubo de resfriamento e outros componentes para atender aos regulamentos CONAMA P8
Cylinder head cover and frame for MAN application (VWCO) engine D08.Integration of the oil separator, cooling pipe and other components to comply with CONAMA P8 regulations
HIGA, Armando ; LAGOEIRO, Bruno de Castro Bastos ;
Trabalho completo:
O mercado visa produtos de menor custo, aprimorando requisitos técnicos/legislativos, como a legislação CONAMA P8, que motivou o desenvolvimento de Coberturas de Cabeçotes para motores D08 MAN. O objetivo deste trabalho é demonstrar os ganhos do projeto Coberturas do Cabeçote com a integração de 19 (dezenove) componentes, com destaque para o separador de óleo, chicotes, e integração do sistema de arrefecimento do motor, que viabilizaram o projeto. Para manter as condições funcionais foram utilizados polímeros de engenharia, foram feitos testes de resistência do refrigerante composto de etilenoglicol, cálculos virtuais (CFD e estrutural), vedações, testes de resistência mecânica e testes em protótipos funcionais sem a necessidade para ?ferramentas leves?. O desenvolvimento de componentes para motores a combustão começa com simulações virtuais e estudos de integração mecânica, realizados pela equipe de projeto. A seguir, é definida a arquitetura da instalação física para integração mecânica/elétrica. Posteriormente, foram testadas as novas funcionalidades numa viatura, obtendo-se resultados comparativos, quer ao nível do consumo de combustível, quer da recuperação energética, bem como das possíveis vantagens relacionadas com a adaptação das viaturas aos novos regulamentos.
Trabalho completo:
The market aims at lower cost products, improving technical/legislative requirements, such as the CONAMA P8 legislation, which motivated the development of Cylinder Head Covers for D08 MAN engines. The objective of this work is to demonstrate the gains of the Cylinder Head Covers project with the integration of 19 (nineteen) components, especially the oil separator, harnesses, and integration of the engine cooling system, which made the project viable. In order to maintain the functional conditions, engineering polymers were used, resistance tests were carried out on the coolant composed of ethylene glycol, virtual calculations (CFD and structural), sealings, mechanical resistance tests and tests on functional prototypes were carried out without the need for ?soft tools?. The development of components for combustion engines starts with virtual simulations and mechanical integration studies, carried out by the project team. Next, the physical installation architecture for mechanical/electrical integration is defined. Subsequently, the new functionalities were tested in a vehicle, obtaining comparative results, both in relation to fuel consumption and energy recovery, as well as the possible advantages related to adapting vehicles to the new regulations.
Palavras-chave: ,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/simea2023-PAP30
Referências bibliográficas
- [1] .
Como citar:
HIGA, Armando; LAGOEIRO, Bruno de Castro Bastos; "Tampa de comando de válvulas para aplicação MAN (VWCO) Motor D08. Integração do separador de óleo, tubo de resfriamento e outros componentes para atender aos regulamentos CONAMA P8", p. 226-229 . In: Anais do XXX Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva .
São Paulo: Blucher,
2023.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/simea2023-PAP30
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações