artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Suscitando a Transferência de Conhecimento a Partir de Experiências em Sala de Aula com o Design de Brinquedos

Raising Knowledge Transfer from Classroom Experiences with Toy Design

OLIVEIRA, Jéssica Lane da Silva ; BOROON, Mahshid Ghasemi ; VIANA, Dianne Magalhães ; KOIKE, Carla Maria Chagas e Cavalcante ; JARDIM, Symone ;

artigo:

Muito se discute acerca das competências exigidas para o século 21 e sobre modelos de ensino que podem fornecer uma aprendizagem adequada para a contemporaneidade. Neste cenário, destacam-se a aprendizagem baseada em problemas (PBL) e a integração de brinquedos ao ambiente de ensino, considerados também como material para a aprendizagem, especialmente das crianças. No entanto, pesquisas indicam que os brinquedos também podem ser pertinentes ao ensino de competências a jovens e adultos em diferentes áreas de conhecimento, incluindo o design. Nesse sentido, este trabalho apresenta uma revisão de literatura acerca do brinquedo e da sua utilização em processos de ensino-aprendizagem, e traz relatos de experiências envolvendo o uso de brinquedos como ferramenta de ensino no design, concluindo que esses artefatos possibilitam uma experiência de aprendizado significativa.

artigo:

There is much discussion about the skills required for the 21st century and on teaching models that can provide adequate learning for contemporaneity. In this scenario, problem-based learning (PBL) and the integration of toys into the teaching environment are also highlighted as materials for learning, especially for children. However, research shows that toys may also be relevant to teaching skills to young people and adults in different areas of knowledge, including design. In this sense, this work presents a literature review about the toy and its use in teaching-learning processes, and brings reports of experiences involving the use of toys as a teaching tool in design, concluding that these artifacts provide a relevant learning experience.

Palavras-chave: Competências do Século 21; Design de Brinquedos; PBL,

Palavras-chave: 21st Century Skills; Toy design; PBL,

DOI: 10.5151/ped2018-2.2_ACO_26

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

OLIVEIRA, Jéssica Lane da Silva; BOROON, Mahshid Ghasemi; VIANA, Dianne Magalhães; KOIKE, Carla Maria Chagas e Cavalcante; JARDIM, Symone; "Suscitando a Transferência de Conhecimento a Partir de Experiências em Sala de Aula com o Design de Brinquedos", p. 935-948 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-2.2_ACO_26

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações