Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Soris: caderno informativo para garotas

Soris: informative notebook for girls

Andrade, Stéphanie Maia Freire de; Hernandes, Bruna Assi; Cunha, Júlia Câmara; Silva, Tiago Barros Pontes e;

Artigo completo:

O presente projeto visa o estudo da percepção das fontes de informação de garotas e jovens mulheres em relação à condição do ser e do corpo feminino como base para a ação projetual, com vistas a uma intervenção nesse contexto de escassez e ineficácia de informação. Nesse cenário, utilizando-se de análise documental, de análise de similares e de grupo focal, os objetivos projetuais referentes às situações abordadas foram desenvolvidos. Assim, tendo como base os requisitos e o painel semântico proposto, foram concebidas as alternativas para o projeto. Como resultado final, a equipe desenvolveu um caderno para uso diário das meninas, no qual são inseridos em suas páginas instruções e informações sobre o corpo feminino, como forma de colaborar na autonomia e autoconhecimento.

Artigo completo:

The present project aims to study the perception of girls and young women of the sources of information in relation to the condition of being and the female body as the basis for projectual action. Also, it is intended an intervention in this context, characterized by information scarcity and inefficiency. In this scenario, using documentary analysis, similar analysis and focal group, the project objectives related to the situations were developed. Thus, based on the requirements and the proposed semantic panel, the alternatives for the project were conceived. As a final result, the team developed a notebook for the daily use of girls, in which instructions and information about the female body are inserted in their pages as a way of collaborating in autonomy and self-knowledge.

Palavras-chave: autonomia; feminino; saúde e diário,

Palavras-chave: autonomy; female; health and diary,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0001

Referências bibliográficas
  • [1] Abdala, M. A., Bitencurt, B. D., & Silva, T. B. P. (2017). Educação, diálogo e saúde: contribuições do design para criar uma rede de empoderamento e promoção de saúde entre mulheres. Em: 8th Information Design Student Conference (CONGIC), 2017, Natal. Proceedings of the 8th Information Design International Conference.
  • [2] Araujo, M. S., Rodrigues, E. E. S., Pacheco, A. L. D., Souza, L. P. G., & Castro, O. W. (2017). Influência Familiar e de Outras Fontes de Informações na Construção dos Conhecimentos dos Adolescentes Acerca da Sexualidade. Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Campina Grande.
  • [3] Fernandes, D., Mata, N., Barcessat, Ana., Silva, S.,& Oliveira, H. (2014). Educação sexual e o lúdico: análise dos saberes de pré-adolescentes acerca da puberdade. Resultados dos projetos de iniciação científica da Universidade Federal do Amapá. Amapá.
  • [4] Hoffmann, A. C., & Zampieri, M. (2009). A Atuação do Profissional da Enfermagem na Socialização de Conhecimentos Sobre Sexualidade na Adolescência. Revista Saúde Pública, Santa Catarina, Brasil, v.2, n.1.
  • [5] Pazmino, Ana. (2015). Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher.
  • [6] Wheeler, Alina. (2008). Design de identidade de marca: um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes. Porto Alegre: Bookman.
  • [7] Zanotto, L. S., & Crisostimo, A. L. (2010). Sexualidade e Mudanças que Ocorrem na Puberdade. O Professor PDE e os Desafios da Escola Pública Catarinense. Paraná.
Como citar:

Andrade, Stéphanie Maia Freire de; Hernandes, Bruna Assi; Cunha, Júlia Câmara; Silva, Tiago Barros Pontes e; "Soris: caderno informativo para garotas", p. 2470-2476 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0001

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações