Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA A APLICAÇÃO DO RESÍDUO DE CROMO RESULTANTE DA INDÚSTRIA DE CURTUME

FURMAN, L. P. ; COSTA, R. M. ; BARTMER, L. ; SOUZA, T. R. ;

Artigo Completo:

O armazenamento e tratamento de resíduo de cromo proveniente do curtimento de couro é uma dificuldade encontrada por ambientalistas e profissionais da área. O lodo de cromo gerado no curtume tem características poluentes e de alta periculosidade, por conter cromo III e em condições oxidantes, pode se converter a cromo VI, o qual é considerado tóxico e cancerígeno, quando ingerido. O trabalho tem por objetivo incorporar o resíduo de cromo em material cerâmico, buscando uma aplicação a este resíduo, trazendo vantagens ambientais e diminuindo gastos à indústria de couro. A absorção de água, de modo geral, diminuiu, porém com adição de 1% resíduo à 1050°C, a absorção de água aumentou. A perda de massa ao fogo foi maior para as temperaturas de 750°C e 1050ºC comparado com a argila pura. A porosidade aparente diminui para maioria dos testes, porém para a adição de resíduo a 1%, ocorreu aumento.

Artigo Completo:

Palavras-chave: absorção de água,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-020

Referências bibliográficas
  • [1] ABREU, Míriam. A. Reciclagem do resíduo do cromo da indústria de curtume como pigmentos cerâmicos. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Tese de doutorado apresentada para a obtenção do título de Doutor em Engenharia, São Paulo – SP, 2006. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2016.
  • [2] BEEFPOINT, Site da.Couro: cresce venda de produtos com valor agregado. Coluna Giro do Boi, matéria postada por equipe BeefPointem 07/04/2009. Disponível em: . Acesso em: 13 mai. 2016.
  • [3] CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Guia Técnico Ambiental de Curtumes. São Paulo, 2005.
  • [4] COSTA, Maria G. C. Valorização de resíduos industriais na formulação de produtos e pigmentos cerâmicos: processamento e desenvolvimento de cor. Tese de doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais. Universidade de Aveiro. 2009.Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2016.
  • [5] GIANNETTI, B. F.; ALMEIDA, C. M. V.B.; BONILLA S.H.; VENDRAMETO O. Nosso Cromo de cada dia: benefícios e riscos. Laboratório de Físico-Química Teórica e Aplicada Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade PaulistaR. Dr. Bacelar, 1212, CEP 04026-002, São Paulo, Brasil.
  • [6] NARDINO, D. A.; PAIVA, V. B.; NUNES, F.; SGORLON, J. G.; GOMES M. C. S.; MENEZES M. L. Reutilização de resíduos de Curtume na fabricação de blocos de concreto para a pavimentação: avaliação das características do resíduo. XI Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica (CBEQIC) de 19 A 22 de julho de 2015. UNICAMP – Campinas, São Paulo – SP. Disponível em: . Acesso em: 24 abr. 2016
  • [7] OLIVEIRA, Lisandra T. Incorporação de Resíduos de Curtume em Artefatos Cerâmicos - Uma alternativa para Redução de Passivo Ambiental. Obtenção de mestrado na área de Saneamento Ambiental e recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2008.
  • [8] PERON, Aurea Beatriz. Encapsulamento do cromo proveniente do lodo de Curtume, em matrizes de cimento, visando a Resistência mecânica à compressão e os limites de Lixiviação e solubilização. Dissertação de mestrado, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Universidade Estadual Paulista, Bauru, 200 Disponível em: Acesso em: 27 mai. 2016
Como citar:

FURMAN, L. P.; COSTA, R. M.; BARTMER, L.; SOUZA, T. R.; "SOLUÇÃO ALTERNATIVA PARA A APLICAÇÃO DO RESÍDUO DE CROMO RESULTANTE DA INDÚSTRIA DE CURTUME", p. 117-122 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-020

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações