Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

SOLUBILIDADE DE SAIS DE CARBONATOS EM MISTURAS AQUOSAS CONTENDO MONOETILENOGLICOL NA PRESENÇA DE DIÓXIDO DE CARBONO

MANIÇOBA, N.S.A. ; ANDRADE, D.C. ; SILVA, D.J. ; PEREIRA, L.S. ; NASCIMENTO, J.F. ; CHIAVONE-FILHO, O. ;

Artigo Completo:

Durante o processo de exploração e produção de petróleo e gás, inibidores de formação de hidratos como o monoetilenoglicol (MEG) são adicionados ao sistema, a fim de favorecer a produção e garantir a viabilidade econômica e segurança da operação. Contudo quando em contato com os íons presentes na água de formação, o MEG pode levar a diminuição da solubilidade dos sais, potencializando o processo de precipitação e, consequentemente, incrustações ocasionando bloqueio de linhas e parada da unidade. Este trabalho visa estudar o comportamento de sistemas aquosos contendo MEG e sais de carbonatos de estrôncio (SrCO3) e ferro (FeCO3), suas características e propriedades, avaliando dados de solubilidade e outros parâmetros termodinâmicos, além de validar dados da literatura sobre o carbonato de cálcio (CaCO3) em solução aquosa. A metodologia utilizada consiste na determinação da solubilidade dos carbonatos em solução aquosa contendo diferentes concentrações de MEG, sob diferentes pressões parciais de CO2 ou na ausência deste composto. O comportamento identificado a partir da avaliação dos dados de solubilidade mostra que o aumento da concentração de MEG causa uma diminuição da solubilidade dos sais no sistema e o mesmo efeito é observado para o aumento de temperatura. Já a influência aumento da pressão parcial de CO2 se dá no sentido de aumentar a solubilidade dos sais, diminuindo a quantidade de precipitado no sistema. Tais dados são fundamentais para a otimização dos projetos e operação das plantas de regeneração de MEG. 1. INTRODUÇÃO Durante o processo de produção de petróleo

Artigo Completo:

Palavras-chave: monoetilenoglicol,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-443

Referências bibliográficas
  • [1] CARVALHO, C. M. de S. F.; Cinética de crescimento de siderita (FeCO3) e dissolução de halita (NaCl) em soluções de água e MEG. Tese de doutorado. Rio de janeiro, 2016.
  • [2] CHIAVONE-FILHO, O., P. Rasmussen, Modeling Salt Solubilities in Mixed Solvents, Brazilian Journal of Chemical Engineering, vol. 17(2), p. 130-158 (2000).
  • [3] CHIAVONE-FILHO, O., Rasmussen, P. Solubilities of salts in mixed solvents. Journal of Chemical Engineering Data, vol. 38, p. 367-369 (1993).
  • [4] SOBRINHO, Patricia Alves. Estudos Termodinâmicos do Processo de Regeneração de Monoetilenoglicol (MEG). Monografia de graduação. Natal, 2013.
Como citar:

MANIÇOBA, N.S.A.; ANDRADE, D.C.; SILVA, D.J.; PEREIRA, L.S.; NASCIMENTO, J.F.; CHIAVONE-FILHO, O.; "SOLUBILIDADE DE SAIS DE CARBONATOS EM MISTURAS AQUOSAS CONTENDO MONOETILENOGLICOL NA PRESENÇA DE DIÓXIDO DE CARBONO", p. 2783-2788 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-443

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações